Quinta com Debate aborda desafios e parcerias estratégicas para a Governança Climática Municipal

MEIO AMBIENTE
16 de maio de 2025

Governança Climática Municipal: Desafios, Perspectivas e Parcerias Estratégicas. Esse foi o tema da Quinta com Debate da Aprece desta semana. O objetivo da Live, transmitida às 10h do dia 15 de maio, pelo YouTube, foi discutir os principais desafios das gestões municipais no enfrentamento às mudanças climáticas, destacando o papel das parcerias estratégicas para o fortalecimento da governança local, na promoção de políticas públicas baseadas em dados e na construção de cidades mais resilientes e sustentáveis. A parceria da Aprece com o Instituto Brasil Sustentável e o Google foi um dos assuntos principais do debate.

A Coordenadora do Instituto Brasil Sustentável, Juliani Gastaldi, participou da Quinta com Debate, falando como os municípios podem atuar de forma mais eficaz, articulada e resiliente frente aos efeitos da crise climática, através da parceria com os municípios cearenses por meio da Aprece.

Já o Coordenador de Políticas Públicas de Mudanças Climáticas/Instituto Climático VBH, explicou com mais detalhes os benefícios que esta parceria trará para as administrações locais, através da tecnologia de ponta, conhecimento técnico e articulação institucional.

Com a parceria, os municípios selecionados recebem treinamento e uma gama de produtos, como por exemplo, o acesso a plataforma Google para Emissão de gás carbônico, em especial dos modais de transportes utilizados no município.

Em sua fala no debate, Daniel Aguiar pontou a importância da parceria e dos municípios terem esse relatório de emissão de gás carbônico. O analista da Aprece salientou que só com dados concretos os municípios podem sugerir metas temporais de redução de CO².

A Quinta com Debate teve a mediação da Coordenadora da Escola de Gestão da Aprece, Helderiza Queiroz, contando com público virtual composto de Secretários Municipais de Agricultura, Meio ambiente, Infraestrutura e demais técnicos municipais.

Reunião Virtual

No mesmo dia, no período da tarde, a Aprece realizou uma reunião virtual fechada com os 30 municípios pré-selecionados para firmar a parceria com o Instituto Brasil Sustentável e o Google. O encontro técnico possibilitou a apresentação do escopo da parceria e a orientação aos municípios sobre o processo de adesão, o papel das gestões municipais no projeto e os produtos que serão entregues aos beneficiários.

Confira a Quinta com Debate na íntegra:

Por Coordenadoria de Comunicação/Aprece