Quinta com Debate reflete sobre o papel dos municípios no combate aos impactos das mudanças climáticas

MEIO AMBIENTE
18 de novembro de 2022

Nesta semana, a Quinta com Debate contou com uma audiência especial: articuladores do Selo UNICEF, mobilizadores de adolescentes e também meninas e meninos dos núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Todos interessados no último tema proposto pela Live semanal da Aprece: O Papel dos Municípios na Mitigação dos Riscos e Impactos das Mudanças Climáticas.

“O fomento à maciça participação de adolescentes nesta Quinta com Debate marcou o início de uma série de ações que faremos em relação às mudanças climáticas”, explicou o Chefe do Escritório do UNICEF em Fortaleza, Rui Aguiar, um dos convidados da Live. De acordo com ele, a ideia é estimular a reflexão “o que posso fazer no meu lugar?”, motivando nos estudantes a adoção de novas práticas e ações em casa, na escola, nos hábitos de consumo e em todas as áreas da vida. Importante salientar que o Eixo de Participação Cidadã e Gestão por Resultados do Selo UNICEF prevê que os municípios desenvolvam ações de mobilização social para promover a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas sobre crianças e adolescentes.

Outro convidado da Quinta com Debate foi o titular da Secretaria do Meio do Estado do Ceará, Artur Bruno. O secretário deu uma aula completa sobre as questões ambientais e as mudanças climáticas. Ele detalhou a situação no Ceará e falou sobre o Projeto Estratégias de Resiliência à Mudança do Clima do Estado do Ceará: inovação às políticas públicas estaduais de adaptação e mitigação dos impactos climáticos. Confira AQUI a apresentação do secretário Artur Bruno.

A Live contou, ainda, com a participação da jornalista e mestre em mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Maristela Crispim. Ela explicou as atividades que os adolescentes devem desenvolver no âmbito dos NUCAs e das escolas, para mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas nos municípios.

Em linhas gerais, a Quinta com Debate discutiu sobre a necessidade e importância da mobilização coletiva, em âmbito municipal, para promover a mitigação dos riscos, danos e impactos das mudanças climáticas. Palestrantes e público puderam colocar em foco estratégias de apoio para que os municípios possam avançar de forma mais concreta para barrar o avanço desses danos, assegurar a biodiversidade e garantir uma vida saudável para a população em especial, crianças, adolescentes e as gerações futuras.

Veja ou reveja a Quinta com Debate na íntegra:

 

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Mais notícias