As transferências voluntárias e os desafios da execução de obras durante a pandemia de Covid-19 pautaram a Quinta com Debate da Aprece dessa semana. A live foi transmitida, no canal da entidade no Youtube, às 15h do dia 6 de agosto, contando com a participação da consultora do Núcleo de Governança Municipal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e diretora executiva da Plataforma Êxitos, Marli Burato; do coordenador de Captação de Recurso da União dos Municípios da Bahia (UPB) e coordenador da Rede +Brasil – Elo Municipalista no estado baiano, Joelson Azevedo; do gerente da Filial de Governo da Caixa Econômica Federal em Fortaleza, Márcio Gonçalves Gonçalez; e da coordenadora de Engenharia da GIGOVFO/Caixa, Lidianne Monteiro.
O objetivo dessa edição da Quinta com Debate foi discutir sobre os principais desafios enfrentados para a execução de obras, no âmbito das transferências voluntárias, e detalhar os aspectos relevantes da análise de engenharia da Caixa Econômica na Plataforma +Brasil.
Márcio Gonçalves agradeceu a Aprece pela parceria constante da entidade com a Caixa Econômica em favor dos municípios cearenses, e elogiou a iniciativa de promover o debate sobre esse tema tão importante, de modo a auxiliar as gestões municipais a atravessarem as dificuldades desse período de pandemia.
Durante a Quinta com Debate, Marli Burato apresentou uma visão geral sobre as transferências voluntárias e a Plataforma +Brasil, sobretudo sobre as mudanças ocorridas nesse momento excepcional. A consultora da CNM levantou questões fundamentais sobre os desafios impostos em 2020 para os municípios, especificamente nos que estão em processo de execução de obras.
A Plataforma +Brasil vem passando por grandes inovações para dar maior segurança, transparência e controle sobre a execução dos recursos transferidos pela União para execução das políticas públicas aos entes federados. Uma delas foi a implementação do Módulo de Obras como forma de dar celeridade na análise dos projetos. Essa pauta foi abordada por Joelson Azevedo, que apresentou as noções práticas do módulo e sua implicância na adequação dos projetos de engenharia.
No âmbito das transferências voluntárias executadas pela Caixa Econômica, Lidianne Moteiro apresentou, durante a Quinta com Debate, os aspectos relevantes da análise de engenharia da caixa na Plataforma +Brasil. A coordenadora de Engenharia da GIGOVFO/Caixa também abordou os prazos de referência para o período eleitoral.
Saiba mais:
Obras Públicas: conceitos, normatização e execução em tempos de Covid-19
Informativo da CNM sobre Obras
Aspectos Relevantes da Análise de Engenharia da CAIXA na Plataforma + Brasil
Informações sobre Restos a Pagar
Quem perdeu ou gostaria de rever essa Quinta com Debate sobre as transferências voluntárias e os desafios da execução de obras durante a pandemia de Covid-19 pode assistir a live, que, assim como as demais, continua disponível no canal da Aprece:
Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)