Quinta com Debate trata do Programa Nacional de Gestão de Custo do SUS

LIVE
14 de agosto de 2023

Fazer uma apresentação sobre a Programa Nacional de Gestão de Custo (PNGC) do Sistema Único de Saúde, fomentando a discussão sobre a importância da adoção de uma cultura de gestão de custos em unidades do SUS para o embasamento das decisões administrativas e estratégicas no âmbito da rede de saúde pública. Esse foi o objetivo da Aprece em sua Quinta com Debate dessa semana.

A Live contou com as participações do Economista do Ministério da Saúde, André Alcântara, e do coordenador em Vigilância em Saúde do município de Sobral/CE, Diógenes Farias. Além dos palestrantes, também participaram do debate a representante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Letícia Reichel; e a analista em Saúde da Aprece, Ana Kézia Cunha.

O representante do MS fez uma apresentação sobre o PNGC, abordando conceitos e noções fundamentais. De acordo com ele, o programa tem como o objetivo principal promover a cultura de gestão de custos em unidades de saúde do SUS, por meio de capacitações (presenciais e remotas), suporte técnico (contínuo e integral) e disponibilização do ApuraSUS. O objetivo é possibilitar ao gestor o conhecimento sobre o custo total mês dos estabelecimentos de saúde e dos seus setores (por exemplo: UTI, centro obstétrico e laboratório), bem como o custo unitário médio dos produtos destes setores (paciente/dia, parto e exames), para que estes possam embasar decisões administrativas e estratégicas no âmbito das unidades de saúde, secretarias de saúde e até mesmo no modelo de gestão federal aplicado à saúde.

A aplicação do PNGC feita em Sobral, foi o tema da apresentação feita pelo representante do município. A palestra foi uma oportunidade de tornar visível a materialização dos resultados desta aplicação. De acordo com Diógenes Farias, o programa não representa só a gestão de custos pura e simples, mas impacta na governança da gestão da saúde, informação e mudança de paradigmas; possibilitando a correta e efetiva aplicação dos recursos.

Assista ou reveja a Quinta com Debate na íntegra:

 

Coordenadoria de Comunicação/Aprece

Mais notícias