Quitação eleitoral segue até a próxima segunda-feira

PRAZO
30 de abril de 2015

Eleitores de todo o Ceará, que não votaram nas três últimas eleições, tem somente esta quinta-feira, 30, e a próxima segunda-feira, 04 de maio, para regularizar situação. De acordo com um balanço do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), no total, mais de 70 mil cearenses não votaram ou não justificaram ausência das urnas nos últimos pleitos.

Para evitar o cancelamento do título, o eleitor deve comparecer ao cartório mais próximo e efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 3,51 que garantirá a normalidade do documento e permissão para votar.

O eleitor que não cumprir as exigências dentro do prazo estabelecido, poderá ter impedimentos para retirar carteira de identidade e passaporte, obter empréstimos ou realização de inscrições, além de dificuldades para receber salários de funções estão entre as desvantagens para quem não pagar a multa.

O eleitor em dívida com a Justiça será privado ainda de assumir cargo público, caso seja aprovado em concurso, assim como renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Para verificar a existência de débito com a justiça eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza, porém, consulta pela Internet. No portal do TSE, o cidadão deverá acessar o “serviço ao eleitor” e, logo em seguida, conferir o tópico acerca da “situação eleitoral”. Conforme o Tribunal, em todo o Brasil, 1.788.034 eleitores precisam pagar a multa para não terem suas certidões canceladas.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE)

Onde: Rua Jaime Benévolo, 21 – Centro

Telefone: (85) 3453 3500

Site: www.tre-ce.jus.br

Mais notícias