Quixadá sedia mais um encontro do projeto Transparência na Gestão Pública do TCE

EVENTO
14 de junho de 2017

Instituto Federal de Educação de Quixadá sediará, no próximo dia 23 de junho, a Concertação Social da Transparência na Gestão Pública Controle Cidadão – uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR). A ideia é debater o tema e aperfeiçoar o diálogo com a sociedade, utilizando ferramentas da democracia participativa.

Durante seis semanas seguidas, de 13 de março a 17 de abril, o jornal O POVO encartou fascículos com conteúdo sobre o combate à corrupção, formas de fiscalização, o papel dos Tribunais de Contas, a importância do controle social e a transparência pública. Ao todfo, serão realizadas cinco concertações em cidades do interior e um seminário na capital cearense.

Além de qualificar o cidadão e os agentes públicos, o TCE Ceará pretende garantir um amplo acesso ao material produzido, contribuindo para o exercício da cidadania e divulgando as ações realizadas pelo Tribunal. Todo material produzido, impresso e eletrônico, está disponível para download no Portal do TCE e no site da Fundação Demócrito Rocha (ww.fdr.org.br/gestaopublica).

As cidades sede desses encontros são: Maracanaú, Sobral, Quixadá, Tauá e Juazeiro do Norte vão sediar os encontros. Em outubro, será a vez de Fortaleza ser palco do seminário, que vai marcar o encerramento da iniciativa. O presidente Edilberto Pontes ressaltou a importância da parceria com a FDR. “Temos pouco mais de 100 auditores e 184 municípios. É impossível ter um auditor em cada local. Mas não queremos ficar acomodados só na Capital. O Tribunal de Contas do Estado precisa ir ao interior cearense mostrar suas ações. Conhecendo de perto o nosso trabalho, o cidadão fica mais confiante e e participativo. O grande fiscal dos recursos públicos é o cidadão, que pode acionar o Tribunal de Contas. Essa parceria será extremamente proveitosa. Quanto mais próximo do cidadão, maior será a legitimidade do Tribunal.”

Para o presidente da FDR, João Dummar Neto, é gratificante poder contribuir com o Tribunal e com a sociedade na discussão de um tema tão importante, como a Transparência na Gestão Pública. “Ficamos felizes em levar à sociedade mecanismos para que ela possa acompanhar e fiscalizar a gestão dos entes públicos. Nosso papel é o de atuar como veículo de comunicação e levar esse conteúdo por meio de concertações e seminário.”

A Corte de Contas busca, com o projeto, incentivar a discussão sobre gestão pública com representantes de instituições, sindicatos, associações, cooperativas, imprensa, educadores, parlamentares, estudantes, empresários e profissionais liberais. A proposta é a qualificação integrada e o aperfeiçoamento do diálogo e do debate social, através da discussão sobre transparência na gestão pública.

Serviço

Transparência na Gestão Pública – Controle Cidadão

Concertação Social Quixadá

Data: 23/06/17

Horário: Das 8h às 16h

Local: IFCE Quixadá (Estrada do Cedro, km 5, nº 5000, Quixadá/CE

Mais notícias