Receita publica edital sobre curso do Imposto Territorial Rural

DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
13 de março de 2023

Foram abertas as inscrições do edital que vai selecionar os participantes da turma do curso de formação de servidores municipais ou distritais para a fiscalização e cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR). A Receita Federal do Brasil (RFB) disponibilizou o Edital 1/2023 que oferece 120 vagas para a capacitação.

O curso destina exclusivamente à capacitação de servidores municipais ou distritais em efetivo exercício em cargo com atribuição de lançamento de créditos tributários cujos entes federados tenham celebrado convênio ITR com a RFB. Esses requisitos estão previstos nos termos do art. 13 da Instrução Normativa RFB 1.640/2016.

Os municípios interessados podem inscrever os servidores por meio do endereço eletrônico disponibilizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O cronograma prevê o período de inscrição entre 13 e 17 de março. As homologações ocorrerão de 20 a 22 de março e a publicação do resultado do deferimento das inscrições no dia 23 de março AQUI.

Ainda cabe recurso ao município que tiver a inscrição indeferida. Nesse caso, o prazo para recorrer será entre 24 e 27 de março pelo e-mail enat@rfb.gov.br. O início do curso será de 17 de abril a 16 de junho de 2023, com carga horária total de 40 horas e aproveitamento mínimo de 70% para ter direito ao certificado. O curso não possui qualquer ônus para o município e se trata de pré-requisito para que a ampliação das receitas municipais de arrecadação do ITR, com mudança de percentual de 50% para 100% da receita.

Fonte: Agência CNM de Notícias

 

Mais notícias