Fortalecer as Políticas Públicas de Garantia dos Direitos das Crianças dos Adolescentes dos municípios do Ceará. É com este objetivo que está sendo realizado desde terça-feira, 08, o Encontro Estadual do Selo Unicef – Município Aprovado. Nesta quarta-feira, 09, o evento é voltado para a Prefeitos e Prefeitas, Secretários de Assistência Social, Saúde, Educação e para o Articulador do Selo Unicef do município inscrito na edição 2013-2016. Durante os três dias de programação, os participantes terão a oportunidade de conhecer estratégias para uma ação que integra as diversas políticas pela criança e adolescente, fundamentais para a garantia de seus direitos.
Para a gestora de Programas do UNICEF no Ceará, Tati Andrade, há muito o que se fazer ao nosso redor e a solução depende de cada um. “Há muita coisa que pode esperar. As crianças não”, ressaltou Tati, afirmando ainda que o importante é que seja feito a prioridade para as crianças e adolescentes.
O mestre de cerimonias deste segundo dia de evento, o coordenador do Unicef no Ceará, Rui Aguiar, enfatizou a participação do Estado no Selo Unicef. De acordo com ele, o Ceará mostrou que era possível implementar o Estatuto da Criança e do Adolescente, e provar a capacidade dos municípios no processo de municipalização. "O Ceará sempre foi no Brasil, o mais forte Estado nesse processo, e pioneiro no país a vencer o analfabetismo infantil" afirmou.
Na ocasião, foi lançada a plataforma de trabalho “Eu e meu Município Crescendo Juntos”. A rede social do Selo é considerada um presente que o Unicef está entregando aos municípios. O serviço é gratuito para os municípios inscritos no Selo Unicef. Nesta plataforma, o município poderá postar todo o material dos trabalhos realizados, ações, reuniões, atas, arquivos para download, e muito mais.
Segundo o coordenador, a nova ferramenta é um legado que a gestão atual deixará para futuros gestores. Rui Aguiar acredita que com esta rede social o tempo de certificação poderá diminuir de quatro para dois anos. Para ele, a plataforma vai dar mais visibilidade ao município, com um reconhecimento maior e a possibilidade de arrecadação de recursos.
O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, participou da solenidade de abertura do encontro representando os gestores municipais. Para Expedito, que também é prefeito do município de Piquet Carneiro, esse trabalho é uma de suas prioridades como gestor. O presidente da Aprece acredita que o Selo Unicef permite agregar valores e fazer uma política pública boa, usando os instrumentos que já existem no município: ação social, educação e saúde.
Selo Unicef
É um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
A primeira experiência do Selo Unicef ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais. Em 2005, o Selo foi ampliado para todo o Semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira.
Nesta quinta feira, 10, a programação é voltada para Articuladores, Presidentes do CMDCA, e Adolescentes. Dúvidas através dos telefones: (85) 3271 2052 / (85) 9912 0222 (Claro). Mais informações através da secretária Executiva da APDMCE, Amélia Prudente, pelo telefone (85) 99603 8179 ou através do email ameliaprudente@apdmce.com.br.
Clique AQUI e veja as fotos.