Rede Técnica de Cultura e Turismo da Aprece é formada

EVENTO
25 de maio de 2017

Dentro de seu projeto de articulação direta com secretários municipais das mais diversas áreas, tendo em vista a implantação de ações em favor do desenvolvimento dos municípios do Ceará, a Aprece realizou, na manhã desta quinta-feira (25), a reunião de formação de sua Rede Técnica de Cultura e Turismo. O encontro aconteceu no auditório José Amorim Sobreira, na sede da entidade, com a presença de dezenas de secretários municipais das referidas áreas, além do secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piuba e do representante da Secretaria de Turismo do Ceará, José Valdo Mesquita.

O evento foi aberto pelo assessor da presidência da Aprece, Pedro Neudo Brito, representando, na ocasião, o presidente da entidade, Gadyel Gonçalves. Em sua fala, ele ressaltou os objetivos da Aprece com a criação das Redes Técnicas das mais variadas áreas de atuação da administração municipal. “A necessidade do diálogo é inquestionável para que possamos unir forças. Através dessa Rede Técnica e do contato direto com cada secretário, a Aprece poderá fortalecer a luta nas esferas federal e estadual em favor das demandas dos municípios”, afirmou Pedro Neudo.

Fabiano Piuba enalteceu a iniciativa da aprece, salientando a relevância da mesma ao reunir duas pastas importantes como a Cultura e o Turismo. De acordo com ele, a elevação do Patrimônio Cultural do Ceará como importante atrativo turístico do Estado só poderá ser realizado mediante a união de todos. “Juntos poderemos construir e fazer funcionar plenamente um grande pacto estadual e municipal para a concretização de uma Política Cultural de peso para o Estado”, afirmou o secretário estadual de cultura.

Antes do início dos trabalhos de coleta de informações para o diagnóstico de formação da Rede Técnica de Cultura e Turismo da Aprece, o evento contou com palestras da superintendente substituta do IPHAN-CE, Ítala Bianca Morais; do professor permanente do curso de Gestão de Negócios Turísticos da UECE, Hildemar Silva; e do coordenador de Desenvolvimento dos Destinos e Produtos Turísticos da Setur, José Valdo Mesquita.

Durante a reunião; conduzida pela analista em Cultura e Turismo da Aprece, Iris Lima, os secretários municipais participantes tiveram a oportunidade de apontar as principais problemáticas, necessidades e expectativas dos municípios no que diz respeito às áreas. Todos tiveram a chance de se manifestar, tanto de forma individual quanto em grupos divididos por Territórios. Na próxima semana, a Aprece realizará a compilação dos dados para a posterior formatação da grade de cursos, capacitações e ações capazes de atender às principais demandas dos municípios.

Clique AQUI e veja as fotos no nosso Flickr.

Mais notícias