Após dois adiamentos pelo Ministério da Educação (MEC), encerra nesta segunda-feira, 20, o prazo para renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Aditamentos devem ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).
Mais de dois milhões de estudantes são atendidos pelo Fies. No programa, o governo federal financia os custos e os universitários ganham um prazo para pagar a dívida de forma parcelada. O financiamento varia de 50% até o valor total das mensalidades dependendo da renda da família.
Estudantes com nota inferior a 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou aqueles que zeraram a redação foram excluídos do Fies este ano. O governo federal também estabeleceu um teto de 6,4% de reajuste para as mensalidades.
Saiba mais
Desde 2010 o FIES passou a operar em fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.