Reunião na Aprece discute Projeto de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Ceará

APRECE
12 de maio de 2017

Na última quinta-feira (11), foi realizada uma reunião, na sede da Aprece, entre representantes da entidade e da empresa I&T Gestão de Resíduos, contratada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) para desenvolvimento e execução do Projeto de Implementação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos nas três Bacias Hidrográficas Estratégicas do Estado do Ceará (Acaraú, Metropolitana e Salgado). A ação contará com recursos do Banco Mundial.

A ação fará parte do Projeto Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental – Programa para Resultados (PforR). O objetivo do encontro foi nivelar informações sobre o projeto e solicitar da Aprece apoio na divulgação do mesmo, que envolverá diretamente 81 municípios cearenses. Também participaram da reunião representantes da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace) e de outros municípios.

O Projeto prevê a elaboração de Planos Regionalizados de Coleta Seletiva nas três Bacias Hidrográficas, contemplando municípios situados em 10 Regiões do Estado. O trabalho visa a implementar nesses municípios e regiões a Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da adoção de práticas de coleta seletiva dos diversos tipos de resíduos urbanos, do fortalecimento dos consórcios intermunicipais como gestores dos resíduos sólidos de responsabilidade pública, da definição de um conjunto de instalações para o manejo adequado dos resí- duos, e da inclusão dos catadores de materiais recicláveis nos processos decoleta e manejo de resíduos sólidos.

De acordo com o representante da I&T, Tarcísio de Paula Pinto, o desenvolvimento dos Planos Regionalizados prevê o levantamento de dados sobre a gestão dos resíduos sólidos nos municípios, a capacitação de catadores sobre aspectos jurídicos e contábeis para constituição de cooperativas e associações, o diagnóstico e o planejamento regional realizados com os municípios participantes.

Estão previstas oficinas de diagnóstico e coleta de dados em campo em cada um dos 81 municípios, reuniões para capacitação de catadores em diversos municípios, além de três rodadas de reuniões regionais para conhecimento do projeto, planejamento das ações e consolidação dos Planos Regionalizados.  O projeto será desenvolvido entre os meses de maio e dezembro deste ano.

Veja AQUIAQUI o cronograma dos encontros regionais, que serão realizados a partir da próxima semana.

Mais notícias