Secretaria de Direitos Humanos lançou campanha para incentivar doações ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente

DIREITOS HUMANOS
20 de abril de 2015

Com a finalidade de incentivar os contribuintes a doarem parte do imposto de renda devido ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA), que financia projetos e instituições de atendimento à população infanto-juvenil em todo país, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou uma campanha em parceria com a Receita Federal, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Conselho Federal de Contabilidade. e com o apoio dos ministérios e autarquias do governo federal.

Os interessados em contribuir devem efetuar a doação diretamente do Programa Gerador da Declaração de Ajuste Anual. A doação não representa um custo adicional para o contribuinte, mas a destinação de uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o FNCA. Dessa forma, quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.

O contribuinte que pretende realizar a doação através do Programa Gerador da Declaração poderá destinar no máximo 3% do imposto devido ao Fundo Nacional. A dedução é aplicada somente para as pessoas que optarem pelo modelo completo da declaração. Além da doação realizada diretamente da Declaração, as contribuições efetuadas ao longo do ano de 2014 também podem ser abatidas até o limite de 6% do imposto devido.

As doações ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente podem ser realizadas diretamente pelo Programa Gerador da Declaração de Ajuste Anual até 30 de abril de 2015, último dia do prazo para entrega da declaração. Os contribuintes também podem efetuar as doações em qualquer período do ano por meio do pagamento de um Guia de Recolhimento da União (GRU) ou transferência bancária para a conta corrente 170500-8, em nome do FNCA.

Com informações da SDH.

Mais notícias