Secretaria de Saúde alerta profissionais sobre notificação compulsória de arboviroses

SAÚDE
23 de março de 2017

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará publica nesta quarta-feira, 22, Nota Técnica para alertar os profissionais de saúde sobre a notificação compulsória dos casos suspeitos de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya). É através da notificação que os gestores de saúde do Estado e dos municípios conhecem o cenário epidemiológico e colaboram com as ações estratégicas de planejamento para o combate ao mosquito Aedes aegypti, além de contribuir como subsídio para os profissionais médicos fazerem o diagnóstico correto da doença.

De acordo com a Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, publicada pelo Ministério da Saúde, dengue, chikungunya e zika são doenças de notificação compulsória. A notificação de doenças e agravos de saúde pública, além de ser uma obrigação legal do profissional de saúde, tem como objetivo sinalizar a ocorrência da doença e desencadear oportunamente ações de vigilância em saúde.

Os profissionais podem acessar o documento no site da Sesa, clicando em Downloads, no meu Serviços, e, em seguida, no link Notas Técnicas: NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE ARBOVIROSES (Dengue, Chikungunya e Zika) – 22 de Março de 2017

FONTE:SESA.

Mais notícias