Secult lançará seu primeiro concurso público

CULTURA
17 de janeiro de 2018

O governador Camilo Santana anunciou nesta terça-feira (16), durante bate-papo com a população em sua página no Facebook, o primeiro concurso público do Estado para 2018. De forma inédita em 52 anos de existência, a Secretaria da Cultura abrirá seleção para profissionais de nível superior em diversas áreas de atuação. Serão 132 vagas. O processo para abertura do edital está em tramitação na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). A realização está prevista ainda para o primeiro semestre.

“A Secult é a secretaria mais antiga do País, com mais de 50 anos, e nunca foi realizado um concurso público para ela. Estou, a partir de hoje, autorizando a abertura dessa seleção. Estamos com uma consultoria fazendo todos os estudos necessários. Serão 132 vagas para a Secretaria da Cultura. O processo já está na Seplag, e vamos pedir autorização na Assembleia Legislativa para realizar a prova. Esse é um presente para a cultura do nosso Estado, vamos valorizar mais as nossas raízes”, detalhou o chefe do Executivo.

As oportunidades de emprego no serviço público serão abertas para profissionais formados em Arquitetura, Biblioteconomia, Museologia, História, Letras, Música, Audiovisual, Artes Cênicas, Mídias Digitais, Pedagogia, Direito, Economia, Administração, Contabilidade, Engenharia, dentre outras.O anúncio foi feito nesta terça-feira, 16/1, durante bate-papo do governador com a população, pelo Facebook

Cumprimento do PEC

Com a realização do concurso público para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), mais uma meta do Plano Estadual de Cultura (PEC) será cumprida. "Essa confirmação da realização do concurso para a Secult é o cumprimento de um compromisso do Plano de Governo os 7 Cearás , que prevê a realização do concurso público, do plano de cargos e carreiras e a reestruturação da Secretaria. Além de ser um compromisso do Plano de Governo do governador Camilo Santana, também é um compromisso institucional", ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

"A meta nº2 do Plano Estadual de Cultura, aprovado e sancionado em 2016 pelo governador, é justamente a realização do concurso público para Secult. Então, acho que estamos dando um passo importante para o fortalecimento institucional da Secretaria da Cultura, para que ela possa desenvolver com mais capacidade técnica, com um quadro qualificado, as metas do PEC, que são para os próximos 10 anos. Acho que é uma conquista do Estado, da Secretaria da Cultura, mas sobretudo da classe artística e cultural da sociedade cearense", destacou também o gestor.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Mais notícias