Seleção de representantes para a CNIC se encerra nesta sexta

CULTURA
18 de outubro de 2018

O processo de seleção de novos representantes da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) teve o prazo prorrogado até a próxima sexta-feira (19). As inscrições para as 21 vagas poderão ser feitas neste link. Podem se candidatar quaisquer associações culturais ou artísticas e empresas, desde que sejam nacionais. Os conselheiros que desejem renovar seu mandato pelos próximos dois anos, podem enviar Carta de Recondução no mesmo período para o e-mail editalcnic@cultura.gov.br.

A CNIC é composta por representantes do meio artístico, empresarial, da sociedade civil e do Estado. Ao todo, são 21 integrantes: sete titulares e 14 suplentes para as áreas de Audiovisual, Humanidades, Artes Cênicas, Artes Visuais, Empresariado Nacional, Música, Patrimônio Cultural Material e Imaterial, e Museus e Memória.

A seleção é feita em duas etapas: uma fase inicial para a habilitação das entidades, seguida pela indicação de seus representantes, que é submetida à avaliação do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. Os novos mandatos serão para o biênio 2019-2020.

Sobre a CNIC

A CNIC é um órgão colegiado que tem, entre outras funções, a de subsidiar as decisões do Ministério da Cultura (MinC) na aprovação dos projetos culturais submetidos para captação via renúncia fiscal da Lei Rouanet. É presidida pelo secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, José Paulo Soares Martins. Desde sua criação, realizou 282 reuniões ordinárias, nas quais aprovou 112.374 projetos, o que corresponde a cerca de 85% das 132.440 propostas apresentadas.

Fonte: Ministério da Cultura