Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação é transmitida pela internet

INFORMAÇÃO
15 de março de 2017

Acontece em Brasília até esta quinta-feira, 16 de março, a Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação. Evento promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU) pretende ampliar o conhecimento sobre assuntos relativos à área, na busca da melhoria contínua dos serviços públicos prestados aos cidadãos. Quem não puder comparecer tem a oportunidade de assistir a transmissão ao vivo pelo canal da CGU no Youtube.

Está prevista a participação de 600 pessoas durante os três dias de programação. São ouvidores e servidores que atuam na área de Acesso à Informação – de órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, além de representantes de organizações da sociedade civil.

A programação inclui temas como combate à corrupção, mecanismos inovadores de desburocratização e de interação entre sociedade e Estado, acesso à informação e direitos humanos, bem como discussões sobre os maiores desafios enfrentados pelas ouvidorias públicas no cenário brasileiro.

Oficinas e Seminário Internacional

Nesta quarta-feira, 15, os participantes terão à disposição sete oficinas temáticas, na Escola de Administração Fazendária (Esaf). Entre os assuntos de destaque estão o tratamento de denúncias; a solução pacífica de conflitos; e a avaliação cidadã de políticas e serviços públicos. Ver objetivos

Encerrando a Semana, na quinta-feira, 16, o Seminário Internacional de Transparência e Acesso à Informação trará especialistas para discutir o uso do direito de Acesso como instrumento de proteção do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos, bem como a relação com a Segurança do Estado. Ver programação

Na oportunidade, haverá a assinatura de acordo de cooperação entre o Ministério da Transparência e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O objetivo é ampliar a parceria já existente entre as duas instituições com foco no aperfeiçoamento de mecanismos de transparência e acesso a informações públicas.

Com informações da CGU. 

Mais notícias