Seminário de Educação Fiscal leva conhecimento e práticas de sucesso ao Cariri

EVENTO
05 de maio de 2017

Contando com o apoio institucional da Aprece, a Receita Federal do Brasil promoveu, nos últimos dias 3 e 4 de maio, o I Seminário de Educação Fiscal do Cariri . Realizado no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, o evento contou com um expressivo público composto por prefeitos, secretários municipais, contadores, fiscais e auditores da área tributária, entre outros.

O objetivo da iniciativa foi difundir conhecimento e práticas de sucesso adotadas em diversas esferas da administração tributária, e que resultam em uma maior consciência social a respeito da gestão pública. O seminário constará de palestras e mesas de debates em assuntos atuais centrados em temas pertinentes à Educação Fiscal e Controle Social.

Esse primeiro Seminário de Educação Fiscal é uma iniciativa que, segundo o Delegado Adjunto da Receita Federal na Cidade, Marcos Alexandre Lucena, visa parcerias com municípios, entidades da educação, secretarias de educação e de finanças, na intenção de permitir a difusão do tema educação fiscal nos municípios. “A educação fiscal é um assunto que é instigante. Ela trata da cidadania, da participação social no controle dos gastos públicos, no conhecimento do cidadão a respeito da gestão pública e da aplicação de tributos”, destacou.

Para Marcos, o seminário foi uma oportunidade de repassar uma pequena parte de conhecimento e esperar que todos os presentes no local se tornem multiplicadores desse conhecimento. A expectativa é que a iniciativa tenha desdobramentos ao longo dos próximos meses. “A gente quer que tenha outras edições pra que possamos discutir, ter novas ideias e trazer novos palestrantes”, informou.

Durante os dois dias de seminário foram abordados assuntos relacionados à Educação Fiscal como base da Cidadania,  experiências com os NAF’s (Núcleo de Apoio Fiscal) nas universidades, Controle Social, Política Fiscal, e Gestão Previdenciária.

Mais notícias