Seminário discute a gestão de resíduos sólidos no Ceará

APRECE
26 de março de 2015

Através de seu presidente, Expedito José do Nascimento, a Aprece participou, na manhã desta quinta-feira (26), do Seminário Estadual de Cenários para Gestão de Resíduos Sólidos do Ceará. Realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), no Centro Espiritual Uirapuru (CEU), o evento faz parte da formulação e elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, o qual abrangerá todo o território do Estado, para um período de 20 anos com revisões a cada quatro anos, observando o conteúdo mínimo definido pelo artigo 17 da Lei no 12.305/2010.

Durante a abertura do seminário; que contou com representantes de diversos órgãos, a exemplo da Funasa, da Arce, entre outros;  Expedito José do Nascimento falou sobre a importância  das ações consorciadas, para viabilizar a execução de projetos de destinação dos resíduos sólidos por parte dos municípios. Ele ressaltou que a escassez de recursos é a maior dificuldade enfrentada pelas gestões municipais, mas salientou que muitas ações efetivas podem ser realizadas por meio do trabalho em parceria com os diversos órgãos. “A Aprece está à inteira disposição para trabalhar no planejamento das ações que se fazem necessárias, mobilizando e motivando o engajamento de todos os municípios”, afirmou.

Para o secretário da Sema, Arthur Bruno, falou que a gestão integrada dos resíduos sólidos foi elencada como uma das três grandes prioridades da secretaria nessa gestão. “A parceria e o diálogo serão o caminho para encontrar a solução para essa área”, argumentou.  Na programação do Seminário, foi realizada apresentação sobre Panorama e Cenários para Gestão de Resíduos Sólidos do Ceará, após a qual aconteceu a validação do mesmo através de trabalho em grupo.

Os planos de Resíduos Sólidos compõem um processo que objetiva provocar uma gradual mudança de atitudes e hábitos na sociedade brasileira, cujo foco vai desde a geração até a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos. Portanto, os planos vão além da finalização de um documento, pois correspondem a todo um processo que parte da elaboração, implementação, acompanhamento até a sua revisão.

A gestão adequada dos resíduos sólidos pressupõe a Educação Ambiental, a coleta seletiva, o estímulo à comercialização de materiais recicláveis, a compostagem, a inclusão de catadores e a adoção de sistema ambientalmente adequado para a disposição final de rejeitos. 

Mais notícias