Seminário discute mobilidade urbana em Fortaleza

SEMINÁRIO
21 de março de 2016

Com o principal intuito de discutir a mobilidade urbana relacionada ao turismo e aos grandes eventos em Fortaleza, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Ceará (CS Eventos) promove, a partir das 9h desta quarta-feira (23), um seminário com duas mesas-redondas. O evento, que acontecerá no Auditório do Sebrae, localizado na Avenida Monsenhor Tabosa, tem entrada gratuita e é aberto ao público que estiver interessado em participar do debate.

De acordo com Enid Câmara de Vasconcelos, presidente da CS Eventos, a necessidade de promover este momento já era um desejo antigo. Devido à importância do tema, o que seria discutido em uma reunião passou a ser em um seminário com a presença de diversas autoridades diretamente interessadas na melhoria da mobilidade urbana da Capital Cearense.

"Falar sobre mobilidade urbana é algo que já estava na nossa agenda, principalmente no que diz respeito a o setor de eventos. Trataremos disso em duas mesas-redondas. A primeira é sobre a perspectiva do trânsito, dos guias e das vans. Com as obras feitas pela Prefeitura, vimos que é preciso ter um realinhamento das paradas, como, por exemplo, onde as vans podem parar para deixar os turistas que vão para a Beira-Mar.

A segunda mesa tratará da mobilidade urbana nos grandes eventos, quando alguns problemas são gerados. Depois, queremos colocar tudo isso em um documento final", adiantou a presidente.

Após a solenidade de abertura, programada para acontecer às 9h, de 9h15 às 10h30, acontecerá o Painel 1: Mobilidade Urbana e Turismo a ser presidido por Circe Jane, atual presidente do Sindieventos Ceará. Também devem se fazer presentes o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC), Arcelino Maia, e a presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará (Sindegtur), Flávia Alvarenga.

Das 11h às 13h, a temática do seminário se voltará para os grandes eventos sediados na Cidade. Participando como palestrante deste segundo momento, Ferruccio Feitosa, atual presidente da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), avaliará os legados deixados pela Copa do Mundo para a mobilidade urbana. A ocasião contará ainda com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará e da Secretaria do Turismo de Fortaleza.

Importância

"Fizemos um levantamento de todos os gargalos junto ao presidente do Sindicato dos Guias e com a AMC. Nesse momento, eles deverão apresentar um realinhamento para essas soluções. As medidas, principalmente voltadas para os turistas, devem ser simples e já foram autorizadas pela Prefeitura para que a AMC solucionasse. Na ocasião, também vamos ouvir outras entidades e estamos abertos a sugestões do público", afirmou a presidente da CS Eventos.

O seminário acontecerá em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Federação do Comércio Estado do Ceará (Fecomércio) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Colaborou Emanuela Campelo

SAIBA MAIS

Programação terá início às 9h e se dividirá em dois momentos

Painel 1 – Mobilidade urbana e turismo (de 9h às 10h30), mesa presidida por Circe Jane, presidente do Sindieventos do Ceará

Painel 2 – Mobilidade urbana e os Grandes Eventos (de 11h às 13h), mesa presidida por Enid Câmara de Vasconcelos, presidente da CS Eventos e Diretora Geral da Prática Eventos

Fonte: Diário do Nordeste

Mais notícias