Seminário discute parceria entre municípios do Brasil e da Itália

SEMINÁRIO
15 de setembro de 2015

As lições aprendidas pelos municípios e regiões do Brasil e da Itália durante os seis anos de execução do programa de cooperação internacional “Brasil Próximo” serão apresentadas em Brasília, no próximo dia 28 de setembro.

O seminário “Desafios e Possibilidades da Cooperação Internacional Descentralizada: o legado do Programa Brasil Próximo” organizado pelo governo federal irá fazer um balanço das principais ações de desenvolvimento local viabilizadas pelo programa.

Podem participar gestores públicos dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) além de entidades da sociedade civil e demais interessados. Basta enviar e-mail para saf.internacional@presidencia.gov.br com nome completo, cidade e telefone.

Cooperação internacional descentralizada

Qual o papel de cada governo na promoção de parcerias entre estados e municípios de diferentes países? O que diz a legislação sobre essas parcerias? Quais as linhas de financiamento disponíveis? Estes são alguns dos questionamentos levantados na programação do seminário. Foram convidados especialistas e autoridades políticas do Brasil e da Itália para falar sobre estes assuntos.

 Veja a programação na íntegra AQUI.

 O Brasil Próximo

 O Programa Brasil Próximo é resultado de acordos entre os governos brasileiro e italiano para viabilizar projetos entre municípios e regiões de ambos os países. O objetivo é construir uma rede de troca de experiências para fortalecer o desenvolvimento local. Mais de 40 cidades brasileiras e cinco regiões italianas (Umbria, Marche, Toscana, Emilia-Romagna e Liguria) estão envolvidas.

 Iniciativas de cooperação para o desenvolvimento local

Um dos projetos implementados pelo Brasil Próximo é o “Cadeia de produção do azeite extra virgem” também conhecido como “Olivais dos Pampas”. Trata-se de uma parceria entre municípios do Rio Grande do Sul e regiões italianas para promover o desenvolvimento econômico a partir do potencial agrícola das cidades gaúchas.

 A parceria levou técnicos brasileiros até à Itália para um curso sobre produção do azeite de oliva , estimulou a compra de equipamentos para a extração e análise do azeite, e implantou unidades de cultivo de oliveiras.

Outras parcerias motivadas pelo programa são: Valorização Turística da Região da Serra das Confusões que envolve os 12 municípios do Piauí e as regiões da Toscana e de Marche; e Apoio ao Desenvolvimento Econômico Integrado da Região do Alto Solimões, com abrangência em toda a região no Amazonas, em conjunto com a região italiana de Liguria.

Realização e Parceiros

O seminário “Desafios e Possibilidades da Cooperação Internacional Descentralizada: o legado do Programa Brasil Próximo” é  realizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SAF/SRI/PR) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC).  Co mo apoiadores estão o Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (FONARI), a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Mais notícias