O município de Acaraú sediou, nesta terça-feira (21), o I Seminário de fortalecimento da política pública para a Pessoa Idosa e para a Pessoa com Deficiência. O encontro aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará – IFCE.
Na oportunidade, o prefeito de Tururu, Raimundo Nonato, se fez presente representando a Aprece. Também participaram representações dos municípios de Bela Cruz, Cruz, Marco, Itarema, Morrinhos, Jijoca de Jericoacoara, Umirim, Tururu, Uruoca, Barroquinha, Granja, Itapajé, Camocim, Amontada, Miraíma e Acaraú, entre os quais secretários, conselheiros de Direito, técnicos, promotores e juízes.
O Seminário foi iniciativa do Fórum Permanente de Defesa dos Idosos e das Pessoas com Deficiência, objetivando fortalecer as políticas públicas voltadas para esses segmentos da sociedade. Os temas abordados tiveram foco na acessibilidade e urbanidade das cidades, no direito de ir e vir, nas instâncias de defesa e de garantias de direitos sociais e participação social, além de especificar detalhes sobre a implantação do Fórum Permanente nos municípios cearenses. O Evento teve apoio do Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Assistência Social, e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência.
A Rede Estadual da Política da Pessoa Idosa e do Deficiente, da qual a Aprece faz parte, e suas demais entidades querem fortalecer as políticas públicas voltadas para esses segmentos da sociedade, e fará isso por meio de oito seminários regionais, que acontecerão entre janeiro e maio deste ano.
A organização do evento está convidando seis pessoas de cada município. Entre eles, o prefeito, secretários municipais, conselheiros de direitos, membros dos legislativos municipais, técnicos e comunidade em geral, para juntos discutirem as dificuldades, perspectivas e encaminhamentos dessas políticas públicas em todo o Ceará.
Além da Aprece, participam da Rede a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI-CE), o FID, o Fórum Cearense de Políticas do Idoso (FOCEPI), o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF) e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para o Idoso e Pessoa com Deficiência (COPID).