Seminário Escolas Sustentáveis para o Futuro acontece em Fortaleza

EDUCAÇÃO
13 de junho de 2016

Estimular as escolas e comunidades a participarem de projetos que promovam a educação sustentável. Esse é o objetivo do Seminário Intermunicipal Escolas Sustentáveis para o Futuro, que acontece, com o apoio da Aprece, nesta segunda-feira (13), no hotel Gran Mareiro, Praia do Futuro, na capital cearense. Este ano, a programação está voltada para as Práticas e Experiências em Educação Ambiental.

A mesa de abertura do evento conta com a presença do Técnico em Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da Aprece, Nicolas Fabre. O tema central do Seminário é o projeto LEVE, pioneiro no Brasil e idealizado pelo Instituto Brasil Solidário (IBS). Trata-se de uma tecnologia socioambiental replicável que busca unir a educação ambiental nas escolas com a prática da coleta seletiva municipal, transformando a escola num ponto de coleta de material reciclável.

Cada aluno tem assim a oportunidade de vivenciar e defender, junto de seus amigos e familiares, os princípios ambientais que aprende nas aulas, identificando e trazendo para a escola materiais recicláveis. Além do aprendizado ambiental, há ainda o financeiro: a participação gera retorno de 20% do valor coletado pela a escola, em trabalho conjunto com uma Associação de Catadores de Material Reciclável, parceira do programa.

Nascido na prática em Crateús, no Ceará, o LEVE surgiu de um longo caminho de iniciativas na área ambiental em parceria com o município desde 2002. O município está apresentando a experiência durante o seminário. Além dos benefícios ambientais, o LEVE oferece emprego e renda para muitas famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, por meio da parceria entre Prefeitura de Crateús e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Recicratiú). Reconhecido como referência e alternativa sustentável para parte dos problemas ambientais do Brasil, e também para outros municípios da região, o programa de coleta seletiva trouxe para Crateús o Prêmio Cidade Pró Catador 2013 do Governo Federal.

Foram disponibilizadas no Seminário até 40 vagas para os municípios da Região Metropolitano de Fortaleza. As oficinas e Práticas em Educação Ambiental ocorrerão em Caucaia nos dias 14,15 e 16, no CEEIEF Celina de Sá Morais / Rua Belarmino José, S/N, Icaraí, Caucaia/CE (Próximo à Igreja São Pedro).

Além da Aprece, a realização tem parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS), Instituto Venturi para Estudos Ambientais, Instituto Samuel Klein, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Secretaria das Cidades/Cagece, Associação dos Gestores Ambientais do Ceará (Agace)e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Serviço:

Seminário Intermunicipal Escolas Sustentáveis para o Futuro – Práticas e Experiências em Educação Ambiental 2016

Dia 13/06: das 8 às 18 h.

Local: Hotel Gran Mareiro – Praia do Futuro – Rua Osvaldo Araújo, 100.

Mais notícias