Seminário Prefeitos Ceará 2017 discute Gestão Eficiente

EVENTO
02 de junho de 2017

Mais de 500 participantes; entre prefeitos, secretários municipais e vereadores; devem participar, nos dias 5 e 6 de junho, do Seminário Prefeitos Ceará 2017, evento realizado pelo Diário do Nordeste e pela Prática Eventos com o apoio da Aprece. Com o tema"Gestão Eficiente", o seminário acontecerá no Pavilhão Leste – 1º Mezanino, no Centro de Eventos do Ceará.

Mobilidade urbana, infraestrutura, águas residuais, gestão de lixo, habitação e energia. Esses são alguns dos temas que serão foco no Seminário Prefeitos Ceará 2017. Anualmente, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), mais pessoas habitam áreas urbanas do que áreas rurais. Até 2050, a previsão é que 66% da população mundial viva em cidades. Com esse avanço, os problemas populacionais são ressaltados. Os problemas da Capital, por exemplo, são os mesmos enfrentados na América do Norte, Europa, América Latina e Caribe. O evento propõe a interação de gestores públicos para encontrar soluções práticas e de gestão para a realidade de cada município.

Segundo o presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, o evento visa discutir e esclarecer questões ligadas à administração municipal a fim de colaborar com o desenvolvimento das prefeituras. “É um seminário fundamental. Nós orientamos os prefeitos para que realizem uma gestão de forma transparente. Com a evolução dos municípios os problemas também crescem”. O presidente conta que muitos municípios vêm sofrendo dificuldades relacionadas à economia nos últimos dois anos. “O que mais se nota é que as despesas aumentam. Já as receitas permanecem as mesmas”, avalia.

Programação

Segundo a diretora geral da Prática Eventos, Enid Câmara, o tema do evento é a gestão eficiente. “Nós tivemos uma renovação de quase 90% dos prefeitos na última eleição. Os novos gestores precisam ter uma capacitação sobre o que fazer com recursos municipais. Nós estamos ofertando, de forma gratuita, a possibilidade de aperfeiçoamento para as prefeituras. Precisamos da participação de prefeitos e secretários”, diz.

A coordenadora explica que, atualmente, os maiores desafios das prefeituras estão ligados à gestão da saúde e da educação. “A forma de funcionamento das instituições de ensino e das unidades de saúde aponta para um problema seriíssimo de administração. Esse encontro visa mostrar que é possível uma melhor gestão de serviços. Se o prefeito não priorizar a gestão, os problema se estenderão”.

Ainda segundo Enid, eventos como o Seminário Prefeitos Ceará 2017 promovem a geração de oportunidades para planejamentos sustentáveis, já que a troca de experiências entre palestrantes e gestores é o foco do encontro. Entre os temas dos painéis, estão o processo de licitação, gestão na saúde pública e meio ambiente, gestão das contas públicas e o controle da epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus. As inscrições para o encontro de gestores são gratuitas.

Sala Aprece

A Aprece também terá atividades em salas paralelas. Duas palestras já estão confirmadas, uma com Josbertini Clementino Virgínio, titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a segunda com Mariza Abreu, consultora de Educação na Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Veja a PROGRAMAÇÃO da Sala Aprece.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do evento.

Veja a PROGRAMAÇÃO do evento.

 

Mais notícias