Seminário Prefeitos do Ceará 2016 discute Cidades Inteligentes

SEMINÁRIO
24 de maio de 2016

"As cidades inteligentes nada mais são do que fazer muito com pouco. Se você tem pouco recurso, é preciso saber utilizá-lo de forma correta. Esse evento marca por uma vivência que pode ser transformadora para os municípios envolvidos. Estamos em um momento difícil com a crise, mas a dificuldade tem ensinado os municípios a sobreviver". Assim declarou Expedito José do Nascimento, na manhã da última segunda-feira (23), na abertura do 4º Seminário Prefeitos Ceará 2016, no Centro de Eventos do Ceará. O objetivo do Seminário, que segue durante essa terça-feira (24), é discutir ações sustentáveis para construir cidades inteligentes.

A abertura do evento contou com a presença de mais de cem prefeitos e dezenas de gestores cearenses. O tema da edição desse ano é "Cidades Inteligentes" e a ideia é promover palestras e painéis focados na reflexão de como a tecnologia pode auxiliar a administração pública e também as políticas nas áreas de mobilidade, infraestrutura, águas residuais, gestão de resíduos, habitação e energia.

Representando o Governo do Estado, a vice-governadora Izolda Cela proferiu palestra magna durante a abertura e focou o debate na segurança pública, tema que considera um desafio atual de grandes e até mesmo de pequenos municípios. Para ela, o evento é importante para o desenvolvimento das gestões. "A inteligência na gestão é um dos pontos chave para superarmos as adversidades", declarou.

A vice-governadora acredita que um dos grandes desafios neste sentido diz respeito à intersetorialidade. "As áreas da gestão são diversas, e têm a obviedade de uma relação entre elas. No entanto, na prática, essa relação ainda deixa muito a desejar", defendeu. Citou como exemplo a luta contra a mortalidade infantil, que não deve ser uma responsabilidade apenas das pastas da Saúde, mas de outras, como Educação, Ação Social e Infraestrutura. "Isso desafia a inteligência da gestão atualmente", considerou a vice Izolda.

Promovido pelo Diário do Nordeste, com a Aprece como uma das entidades parceiras, o seminário encerra sua programação nesta terça-feira (24), trazendo temas como mobilidade urbana, energias renováveis, marketing político e desafios na política econômica para os municípios.

Clique AQUI e veja as fotos.

Mais notícias