Série de Reuniões Descentralizadas Aprece, Sesa e Cosems alcança todas as regiões

SAÚDE
02 de dezembro de 2021

Durante toda esta semana a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e o Cosems-CE percorreram todas as regiões do Estado na realização das Reuniões Descentralizadas, com o objetivo de orientar os municípios, sobre Financiamento dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) e novas estratégias para a demanda reprimida de cirurgias eletivas no Estado. Todas pautas fundamentais para o fortalecimento da saúde regional.  Os encontros foram realizados em Quixeramobim (29/11), em São Benedito (1/12), em Fortaleza (1/12) e no Crato (2/12).

Participaram de todas as reuniões o secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha; o presidente da Aprece, Júnior Castro, e a presidente do Cosems-CE, Sayonara Cidade; evidenciando que a parceria entre Sesa, prefeitos e secretários de saúde será fortalecida.

Em todos os encontros, o presidente da Aprece, Júnior Castro, ressaltou a importância da parceria da Sesa com os municípios, afirmando que ela é fundamental para garantir bons resultados na área da Saúde, beneficiando toda a população cearense. “Somos todos aqui soldados dispostos a fazer o que for preciso para melhorar os serviços de Saúde em nossos municípios. Vamos ouvir com atenção as propostas da Sesa e certamente trabalhar arduamente em prol de nossa população”, afirmou Júnior Castro em nome dos(as) prefeitos(as).

O secretário de Saúde, Marcos Gadelha, afirmou que o momento era o de apresentar boas notícias, mas também de ouvir as necessidades dos municípios e trabalhar conjuntamente para dirimi-las. Ele apresentou durante a reunião proposta de uniformizar o repasse de valores dos hospitais de pequeno porte, valorizando essas importantes unidades de saúde. Ele falou que um processo organizativo em rede, coordenado pela Secretaria de Estado, é o único caminho para garantir o pleno atendimento em Saúde da população, descentralizando os serviços e levando-os para mais perto do cidadão.

“O Estado do Ceará vem evoluindo bem no processo de regionalização da Saúde, no entanto, precisamos ainda evoluir no que diz respeito à governança”, afirmou Marcos Gadelha, explicando que o objetivo da Secretaria é estar cada vez mais próximo dos gestores municipais, com reuniões constantes com prefeitos e secretários e pactuações acertadas e assertivas.

Marcos Gadelha argumentou que, após o cenário Covid, a falta de acesso à diversos serviços de Saúde foram agravados. E, para equacionar essa situação, foi acertado o lançamento do Programa de Cirurgia Eletiva, com a garantia de R$ 100 milhões. O secretário afirmou que o objetivo é realizar as cirurgias eletivas de forma cada vez mais descentralizada e, para tanto, está sendo feito um chamamento para hospitais filantrópicos que estejam habilitados a realizar esses procedimentos.

Foi solicitado aos (às) prefeitos(as) presentes participantes de cada encontro que providenciem o mapeamento dos prestadores de serviço que tem o potencial de realizar essas cirurgias em cada município. Em seguido, foi iniciado um debate, durante os quais os participantes puderam enumerar todas as dificuldades das gestões municipais na área, na perspectiva de discutir e encontrar soluções para elas.  Marcos Gadelha informou ainda que, em atendimento a solicitações feitas pela Aprece e pelo Cosems, foi pactuado que os hospitais de pequeno porte estruturados com recursos do Ministério da Saúde para a criação de salas de estabilização serão beneficiados com incentivo do Governo do Estado, com valores a serem definidos conjuntamente.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)