Servidores do Dnocs se reúnem com presidente da Aprece

APRECE
29 de janeiro de 2015

Na tarde desta quarta-feira (28), uma comitiva da Associação dos Servidores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Assecas), esteve em audiência com o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, na sede da entidade. O objetivo do encontro foi solicitar da Aprece apoio na luta pela reestruturação do Dnocs que, de acordo com a Assecas, vem sofrendo paulatinamente um processo de desgaste profundo.

“Em um momento como este, em que se prenuncia uma nova seca, o Departamento é imprescindível para a solução do problema na região semiárida, sendo importante não apenas para os seus servidores, mas para a região e, sobretudo para o Brasil”, afirmou Clésio Jean Saraiva, Diretor de Administração da Assecas, lembrando que o governador Camilo Santana assumiu o compromisso de lutar pelo soerguimento do Dnocs.

De acordo com os participantes da audiência, o Processo sobre a Reestruturação do Dnocs, constituído de todos os aspectos e cuja elaboração técnica foi feita de maneira muito precisa, encontra-se estagnado no Ministério da Integração Nacional. A ideia é que, unidos a diversas instituições, entre as quais a Aprece, a Assecas possa fortalecer a luta para tornar viável a contribuição, nesse momento de estiagem prolongada, de um órgão cuja experiência já ultrapassa cem anos.

Após ouvir as demandas dos representantes da Assecas, Expedito José do Nascimento, colocou a Aprece inteiramente à disposição da causa, enfatizando que essa é uma questão muito profunda e que, além da preocupação técnica, é fundamental o fortalecimento das articulações políticas.

O presidente da Aprece se comprometeu a ajudar a levar as demandas apresentadas para uma discussão nacional, ficando de abrir agenda com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, na tentativa de ganhar apoio à causa. Outra ideia foi a de incluir a questão na pauta da próxima Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada em maio.

A curto prazo, a Aprece sugeriu aos servidores do Dnocs a participação no Comitê Estadual de Combate à Seca, que reúne-se, todas as segundas-feiras.  “É importante levar essa questão para todo o colegiado, fazer a apresentação técnica que já existe e conseguir a inclusão da reestruturação do Dnocs no Plano Emergencial de Combate à Seca que o Govenador Camilo Santana apresentará em breve à presidente da república, Dilma Roussef”, explicou o assessor de Desenvolvimento Rural da Aprece, Nicolas Fabre.  

Mais notícias