A Aprece realizou, na última semana, em parceria com o Instituto Brasileiro de Educação Continuada (Inbec), o curso “Medição, Fiscalização e Controle de Obras e Serviços de Engenharia”. Voltada para secretários municipais de infraestrutura, secretários municipais de desenvolvimento social, integrantes de movimentos sociais e conselheiros; a capacitação foi articulada através da Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM/Aprece) e da Rede Técnica em Infraestrutura da entidade.
O objetivo do curso foi capacitar os participantes nos procedimentos de medição, fiscalização e controle de obras e serviços públicos de engenharia, com foco nos princípios constitucionais administrativos e as boas práticas de engenharia. A mesa de abertura da capacitação contou com as presenças do diretor de Relações Institucionais da Aprece, Expedito José do Nascimento; da analista responsável pela EGPM/Aprece, Helderiza Queiroz; da analista em Infraesturtura da entidade, Íris Lima; e do palestrante, o engenheiro civil Eduardo Teixeira, especialista em avaliações e perícias de Engenharia, professor dos cursos de Aperfeiçoamento em Licitação e Orçamento de Obras de Engenharia, Técnicas Construtivas e Medição, Fiscalização e Controle de Obras de Engenharia do Inbec.
Dando abertura aos trabalhos, Expedito José do Nascimento falou da importância do trabalho que a Aprece vem desenvolvendo para qualificar os servidores municipais cearenses. “Ao longo dos últimos anos, estamos procurando capacitar o maior número de servidores em nome da maior agilidade e qualidade nos serviços e nas ações municipais”, afirmou, exemplificando parcerias que a entidade tem com órgãos como Caixa Econômica Federal, Sebrae, CGU, TCU, TCE, entre outros.
Expedito destacou afirmou que o curso “Medição, Fiscalização e Controle de Obras e Serviços de Engenharia” tem potencial para aprofundar assuntos específicos da fiscalização de engenharia e esclarecer dúvidas dos profissionais que atuam diariamente nos municípios e se deparam com inúmeros problemas sejam eles operacionais ou jurídicos.
Em sua fala, a analista Iris Lima agradeceu a parceria do Inbec e destacou a importância do curso para esclarecimentos de diversas situações vivenciadas nos municípios, problemas causados muitas vezes pela falta de conhecimento. “O mais importante é colocar em prática o que se aprende. É fundamental averiguar se os serviços estão sendo executados de forma errada por falta de conhecimento e mudar essa situação. É a hora de aplicar o certo e fazer as mudanças necessárias”, argumentou.
Entre os assuntos abordados no curso pelo engenheiro Eduardo Teixeira, destaque para os conceitos de fiscalização; as obrigações, competências e atribuições de fiscalização; e as diferenças entre parecer e laudo. Ele destacou vários artigos e resoluções importantes e finalizou com a temática “Auditoria de Obras”, repassando definições e destacando exemplos de grande relevância.
Clique AQUI e veja todas as fotos.