Sessão especial na Assembleia avalia ações de convivência com a seca

SECA
27 de fevereiro de 2015

Avaliar as ações de convivência com a seca. Esse foi o objetivo de sessão especial realizada, na manhã desta sexta-feira (27), na Assembleia Legislativa. O evento, que contou com a participação do presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, foi dirigido pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque . Também participaram da mesa de trabalho os secretários estaduais de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e o de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga Ramos, representando o ministro Gilberto Occhi; o senador José Pimentel (PT-CE), representando o Senado; o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), representando a Câmara Federal; o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Walter Gomes; e o superintendente estadual da Fundação Nacional de Saude (Funasa), Regino Pinho.

A solenidade contou ainda com a presença de parlamentares, prefeitos e representantes de entidades e da sociedade. Durante a abertura dos trabalhos, Zezinho Albuquerque destacou que a sessão foi o fórum escolhido para expor as ações desenvolvidas pelos governos Federal e Estadual no combate aos efeitos da seca no Ceará. O parlamentar ressaltou que a população enfrenta o quarto ano de estiagem consecutivo e muitos reservatórios estão praticamente secos ou com pouca água acumulada, o que desperta preocupação de todos os setores envolvidos com o abastecimento hídrico.

O presidente da Assembleia disse que, recentemente, foi construída uma adutora de engate rápido e um açude no município de Canindé, mas, com a permanência da estiagem, o reservatório secou totalmente, o que fez necessário que fosse construída uma nova adutora, que hoje abastece esse município com as águas do açude General Sampaio. De acordo com o parlamentar, um dos grandes problemas da estiagem é a precarização do abastecimento para a população. Zezinho assinalou que, recentemente, ocorreram boas chuvas, mas que elas ainda foram insuficientes para recompor as reservas hídricas do Estado, tendo em vista que apenas alguns poucos reservatórios acumularam água. No entanto, conforme observou, as cisternas construídas conseguiram acumular água, assegurando abastecimento para os próximos três meses.

O representante do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga Ramos, fez uma apresentação sobre as ações federais de convivência com a seca, ressaltando que há uma grande preocupação a longo prazo, mas também um olhar atento para as ações emergenciais. De mais imediato, adiantou que 2016 promete ser um ano preocupante no que diz respeito à situação dos reservatórios e que isso está sendo. Infomou de modo geral a situação dos municípios cearense no que diz respeito à situação de emergência e colapso e enumerou dados sobre ações emergenciais realizadas no Estado como Operação Carro Pipa, Bolsa Estiagem, perfuração de poços e instalação de cisternas. Ressaltou ainda o esforço conjunto entre Estado e União para montar no Ceará uma política permanente de monitoramento da seca e combate a seus efeitos.

Representante do governador, Dedé Teixeira tratou fundamentalmente de duas questões em sua fala durante a solenidade. Ele falou da importância da discussão desse tema no parlamento cearense, citando como exemplo o Pacto das Águas, na gestão passada.  Relembrou também a apresentação sobre o plano estadual de convivência com a seca feita por Camilo Santana, na última quarta-feira (25), na Assembleia, bem como a presença do governador nesta quinta-feira (26) em Brasília na busca por recursos emergenciais. “Camilo é o primeiro governador a pautar esse tema para discussão de forma efetiva”, avaliou Dedé Teixeira.

Mais notícias