O governo federal anunciou a ampliação do sistema Defesa Civil Alerta, ferramenta do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), coordenado pela Defesa Civil Nacional (Sedec). A tecnologia será estendida para nove capitais da região Nordeste. Será realizada uma demonstração simultânea da tecnologia em 36 municípios nordestinos, sendo quatro cidades de cada Estado, incluindo as capitais.
O alerta será disparado a partir de Brasília, pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). A ferramenta funciona com o envio de aviso, por meio de mensagens de texto e aviso sonoro, mesmo que o celular esteja no modo silencioso, garantindo que todos recebam informações sobre os riscos iminentes.
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, inclusive no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.
A ferramenta foi criada no final de 2024 para enviar alertas diretamente para os celulares da população sobre risco de desastres, como enchentes, inundações e deslizamentos, será estendido para a região nordeste e implementada inicialmente nas regiões Sul e Sudeste.
Com informações da Agência CNM de Notícias