Sistemas de tratamento de água serão instalados em 46 municípios

MEIO AMBIENTE
09 de julho de 2014

De acordo com a Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos (SDH), equipamentos usados na dessalinização de poços profundos serão instalados em 222 comunidades de 46 municípios cearenses. Os equipamentos vão garantir o tratamento de água salobra. O investimento é de R$ 24 milhões oriundos do Ministério do Meio Ambiente.

Para a escolha das comunidades selecionadas foi levado em conta a viabilidade de instalação dos sistemas e observados critérios como qualidade da água e possibilidade de bombeamento. Iniciada em 2013, a primeira fase do projeto contou com a participação de 666 comunidades que passaram por avaliação, onde destas, 444 apresentaram condições necessárias de receber os equipamentos. Para a seleção, o programa se baseou na ausência de fontes alternativas de água nas regiões escolhidas, além de critérios socioeconômicos, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios.

Cinco comunidades de Irauçuba receberão os dessalinizadores. Mesmo não sendo emergencial, a ação deve contribuir para a convivência com a estiagem. O açude Jerimum, que abastece a cidade, está com cobertura de 0,04% da capacidade.

Os municípios apreciados foram: Acopiara, Aiuaba, Alto Santo, Antonina do Norte, Apuiarés, Aracoiaba, Arneiroz, Banabuiú, Barreira, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Catarina, Choró, Chorozinho, General Sampaio, Ibaretama, Ibicuitinga, Independência, Irauçuba, Itapajé, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Madalena, Milhã, Miraíma, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Ocara, Palhano, Paramoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Russas, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Tarrafas, Tauá, Tejuçuoca, Umari e Umirim.

Com informações do Jornal O Povo.

Mais notícias