Site disponibiliza Índice de Governança Municipal

INDICADOR
17 de abril de 2017

O Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Gestão Pública (CGP), lançou recentemente o site oficial do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). O indicador, criado pela autarquia, mede a qualidade da gestão pública dos municípios de todo o país.

O site apresenta o IGM-CFA de forma dinâmica e prática. Nele, é possível filtrar os resultados por estado, município e porte do município. Além disso, o portal traz um panorama detalhado das três dimensões do Índice: Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho.

O IGM-CFA foi elaborado a partir de dados secundários de bases públicas como PNUD, IBGE, STN e considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos e outras que, com tratamento estatístico, gerou o resultado para o Índice e para cada dimensão do estudo.

Para o presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira, o IGM-CFA permite que o Sistema CFA/CRAs atue como um importante defensor da qualidade da gestão e da valorização dos profissionais de Administração. “Trata-se de um indicador que serve para promover melhorias e ajustes na gestão dos municípios, sendo um insumo indispensável para os prefeitos recém-eleitos na elaboração políticas públicas”, explica Wagner, lembrando que o IGM permitirá que Sistema CFA/CRAs realize debates, seminários e edite publicações sobre o assunto. “Inserir o Administrador no espaço público é necessário para melhorar a gestão pública nos municípios”, defende.

O IGM-CFA é um referencial para o planejamento estratégico dos municípios. Os prefeitos poderão elaborar e justificar a captação de investimentos e melhorar os índices dos municípios, mediante a utilização de 60 indicadores, da qualidade  da gestão pública municipal, dos gastos e das finanças e da entrega de resultados para a sociedade. As três dimensões pesquisadas no trabalho e a utilização de 60 variáveis em mais de 4 mil municípios representam uma grande representatividade para a profissionalização da gestão e a melhoria da governança no Brasil.

Conheça AQUI o IGM-CFA.

Mais notícias