Solenidade celebra os 20 anos de criação do Selo Unicef no Ceará

RECONHECIMENTO
11 de dezembro de 2019

Os 20 anos de criação do Selo Unicef foram celebrados, na última terça-feira (10), em sessão solene na Assembleia Legislativa.  Instituído em 1999, o Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e foi criado com o objetivo de estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios do semiárido e da Amazônia.

O Ceará foi o estado pioneiro em sua execução, há 20 anos. A iniciativa se expandiu para o semiárido em 2005, e, em 2009, chegou à Amazônia. Hoje, um total de 1.924 municípios aderiram ao Selo Unicef, o que representa 81% do total de municípios do semiárido e da Amazônia.

Durante a solenidade, 46 adolescentes de 23 municípios cearenses assumiram as cadeiras dos deputados estaduais de forma simbólica, em uma referência ao Dia Mundial da Criança no Controle, comemorado em 20 de novembro. O chefe do Escritório do Unicef em Fortaleza, Rui Aguiar, explicou que hoje o Selo Unicef chega a 1.924 municípios, de 18 estados brasileiros, mobiliza quase 50 mil adolescentes e 8 mil gestores públicos no semiárido e na Amazônia. “Mais do que um certificado, o selo é uma ferramenta de gestão para direitos humanos e cidadania”, ressaltou.

Dentro da programação da cerimônia, foram homenageadas algumas personalidades e entidades amigas da infância e da adolescência, entre as quais a Aprece, que recebeu a homenagem na pessoa de seu presidente Nilson Diniz. Na oportunidade, ele destacou que a Aprece sempre continuará sendo parceira das ações que beneficiem efetiva e eficazmente as crianças e adolescentes do Estado e sugeriu que todas as ações possam ser realizadas unindo esforços na elaboração e implementação das políticas públicas a serem adotadas tanto pelos municípios quanto pelo Estado.

Também receberam a homenagem: a criadora do Selo Unicef, Stela Maria Naspolini (in memoriam); o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE); a Associação do Municípios do Maciço de Baturité (Amab); a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime); o Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas); o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems).

Estiveram presentes à solenidade os deputados Sérgio Aguiar (PDT) e Marcos Sobreira (PDT); o ex-coordenador do Unicef no Ceará Antenor Naspolini; o presidente da Aprece e prefeito de Cedro, Francisco Nilson Alves; a representante da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Mônica Gondim; representante da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, Rosmari Almeida, além de representantes de prefeituras, secretarias municipais e Judiciário.

A homenagem e a sessão solene atenderam a solicitação do deputado Nezinho, que destacou a atuação da idealizadora do selo, Stela Maria Naspolini, e declarou que “é preciso permanecer atuando de modo articulado e com a participação de todos os atores sociais envolvidos, para que possamos continuar avançando na superação da pobreza que assola milhares de crianças e adolescentes brasileiros”.

O deputado Carlos Felipe reconheceu a seriedade do Selo Unicef e destacou que o selo se renova ao longo dos anos. Para a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, Érika Amorim “mais do que o reconhecimento, o selo demonstra que o município se preocupa com a garantia de direitos e igualdade social”. O deputado Renato Roseno lembrou que, enquanto o Ceará tem 16 bilionários, 1,2 milhão de crianças e adolescentes vivem na pobreza, metade deles na extrema pobreza. Ele ressaltou que a desigualdade, associada a outras privações, aumenta as chances de morte por causas externas na adolescência.

Nova Frente Parlamentar

A sessão solene também foi o momento escolhido para o lançamento de Frente Parlamentar pela Superação da Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência, que reunirá os deputados Nezinho, Marcos Sobreira, Guilherme Landim, Dr. Carlos Felipe, Augusta Brito, Patrícia Aguiar, Érika Amorim, Queiroz Filho, e Renato Roseno.

Veja as fotos em nosso Flickr. 

Com informações da Assembleia Legislativa e do O Povo.

Mais notícias