Nesta segunda-feira, 4, foi realizada a solenidade de acolhimento do segundo grupo de médicos estrangeiros do programa Mais Médicos. O evento que ocorreu na Escola de Saúde Pública (ESP) contou com a presença do governador do Estado, Cid Gomes. Fazem parte deste segundo grupo, 212 médicos.
O grupo será difundido em 100 municípios do Ceará. A distribuição desses profissionais seguiu critérios técnicos, que deram igual prioridade às cidades em que é maior a parcela da população que depende completamente do atendimento ofertado pelo SUS e àquelas com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Todos estes profissionais foram avaliados por três semanas por universidades federais que testaram seus conhecimentos em Língua Portuguesa e nos protocolos de atenção básica do SUS.
Esta etapa ocorreu simultaneamente em quatro capitais – Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Vitória. Com exceção destas cidades, onde permanecerão os profissionais que atuarão no Distrito Federal, no Ceará, em Minas Gerais e no Espírito Santo, todas as capitais receberão médicos do programa.