Solução de Governança Inteligente dos Sistemas de Saúde desenvolvida em Tauá será apresentada a prefeitos de outros municípios do Ceará

14 de dezembro de 2016
O Gissa é uma plataforma computacional desenvolvida durante dois anos na realidade do sistema de saúde de Tauá, que será lançada nesta sexta-feira (16), no auditório da Faculdade Farias Brito para possibilitar a outros municípios do Ceará um auxílio à tomada de decisão dos gestores. A solução de tecnologia da informação e processos, desenvolvida pelo Instituto Atlântico, possibilita a visão sistêmica de indicadores, relatórios e alertas contextualizados na linha de cuidado em saúde, como no acompanhamento do pré-Natal, parto, puerpério, puericultura, imunização e outros eventos.
 
Em Tauá, os componentes do Gissa possibilitaram a geração de profundos impactos sociais, como a identificação da alta incidência de cirurgias cesarianas, a estratificação de riscos no pré-natal e puericultura, a tempo da intervenção estratégica do município junto às equipes de saúde. Estes resultados foram alcançados com a utilização dos módulos desenvolvidos para atendimento da Rede Cegonha de cuidado materno-infantil.
 
Os benefícios da ferramenta poderão ser estendidos a outros municípios ao possibilitar que a informação coletada em tempo real dos registros de serviço da rede de saúde seja fonte de conhecimento para a gestão eficaz. Os resultados do Gissa abrangem as áreas epidemiológicas, assistenciais, orçamentárias, burocráticas e demográficas, de modo a alimentar os processos decisórios e conduzir ações e atividades desenvolvidas na saúde.
 
Esta plataforma computacional foi desenvolvida com recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) pelo Instituto Atlântico, instituição de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação e telecomunicações, sediada em Fortaleza. No desenvolvimento das Redes de Atenção à Saúde no Brasil, como estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão, o Gissa teve seu escopo definido para atender a Rede Cegonha, com foco em seus componentes materno infantis.
 
Evento: Lançamento da Solução de Governança Inteligente dos Sistemas de Saúde (GISSA)  e apresentação para prefeitos do Ceará
Local: Auditório da Faculdade Farias Brito (rua Castro Monte, 1364 – Varjota).
Data: sexta-feira – 16 de dezembro de 2016
Horário: 8h30

Mais notícias