Na tarde da última terça-feira (6), a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania Mulheres e Direitos Humanos (SPS) lançou, em evento virtual, a segunda edição do curso online “Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas em diversos contextos” e a primeira Capacitação para Conselheiros de Políticas sobre Drogas. A Aprece foi representada no evento por seu consultor em Saúde, João Ananias Vasconcelos. Diversos outros órgãos parceiros também prestigiaram o momento. Confira AQUI a live do lançamento.
As inscrições para os cursos serão iniciadas nesta quinta-feira (7), pelo link is.gd/spscursos. Todo o curso será na modalidade EaD (ensino à distância) e os módulos tutoriais e avaliações ficarão à disposição dos alunos na plataforma digital.
Os cursos são direcionados a profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança Pública, líderes comunitários, conselheiros estaduais e municipais e demais pessoas envolvidas na temática. Terão carga horária de 40 horas e prazo para conclusão até 14 de dezembro.
“A segunda edição dessa formação vem após o grande sucesso da primeira turma. As vagas foram preenchidas em uma velocidade muito maior que nossas expectativas. Ao mesmo tempo que comemoramos o sucesso, identificamos a necessidade de mais formações para o público que cuida de uma temática tão complexa que é a política sobre drogas”, apontou a secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques.
A secretária acrescentou que a capacitação direcionada aos conselheiros é uma forma de qualificar o atendimento dos conselhos. “Os conselhos são espaços de extrema importância, de papel fundamental na construção da política pública. Cada vez mais é preciso que eles se qualifiquem nessa atividade de controle social”, destacou.
Os cursos abordarão o fortalecimento da rede de atenção e de apoio local, comunitária e intersetorial; proporcionarão subsídios e informações atualizadas sobre os problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, e difundirão o conhecimento de ações de prevenção são os objetivos gerais dos dois cursos. No curso voltado para conselheiros, haverá material voltado para as políticas e entidades que lidam com ações comunitárias sobre drogas, com contextualização histórica, de formação, estrutura, competências e desafios dos Conselhos no Ceará e no Brasil.
Fonte: SPS