A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) anuncia na manhã desta quinta-feira (17), no Auditório da Secretaria, a expansão do Projeto Ações de Educação Alimentar e Nutricional para as Famílias do Programa Bolsa Família (PBF) para mais 48 municípios do interior cearense. O projeto vai contemplar diretamente 1.920 mulheres, chefes de família beneficiárias do Programa Bolsa Família residentes nos territórios dos Centros de Referências da Assistência Social (Cras), e indiretamente a 7.680 pessoas pertencentes ao núcleo familiar das mesmas.
O Projeto vai propiciar às famílias beneficiárias do PBF conhecimentos e habilidades que contribuam para melhorar as condições alimentares das famílias, especificamente em relação à seleção, preparo e consumo de alimentos saudáveis e seguros, fortalecendo a Segurança Alimentar e Nutricional do núcleo familiar. No ano passado, o projeto beneficiou 1.440 mães de famílias, de 36 municípios do Estado.
Oficinas
Serão executadas 48 oficinas com 40 participantes onde serão abordados temas sobre Direito Humano à Alimentação Adequada, Práticas Alimentares, Estilos Saudáveis e Hábitos Saudáveis de Consumo. No Ceará, o projeto é desenvolvido pela STDS, por meio das coordenadorias de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional e Estadual do Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família (PBF) / Célula de Segurança Alimentar e Nutricional. Nesta segunda etapa, a execução do projeto se dará até dezembro/2015.
Participam do projeto prefeitos, secretários de Assistência Social e os Coordenadores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. Na abertura será proferida uma palestra da professora Shandra Carmen Aguiar com o objetivo de sensibilizar sobre a temática da capacitação.
Fonte: Governo do Estado