A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) abriu consulta pública com propostas de alterações nas codificações no Ementário da Natureza de Receita, na Padronização da Fonte ou Destinação de Recursos e no Rol de Natureza da Despesa, para vigorar a partir do exercício de 2025. A participação poderá ser efetivada por meio do formulário próprio de coleta mediante a identificação do interessado.
As sugestões e os comentários devem ser enviados exclusivamente para o email enoc@tesouro.gov.br, identificando a minuta no campo “Assunto”. O prazo para o encaminhamento das contribuições se encerra dia 30 de junho.
Estão em consulta públicas as seguintes proposições:
- Inclusão de Códigos de Natureza da Receita NR no Anexo da Portaria 831/2021.
- Padronização da Fonte ou Destinação de Recursos – Portaria STN 710/2021.
- Inclusão de Códigos de Aplicação (CO) no Anexo II da Portaria STN nº 710, de 2021.
- Inclusão e exclusão de Natureza da Despesa (ND).
É necessária a adequação dos marcadores orçamentários para refletir corretamente os fenômenos que afetam o patrimônio das entidades do setor público, pois as mudanças podem causar desconforto às contadorias municipais quando acontecem sem observar o ciclo do planejamento orçamentário dos municípios e suas especificidades locais. As alterações chegam no momento em que as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já foram encaminhadas às Câmaras Municipais e as Leis Orçamentárias Anuais já se encontram em fase de elaboração, com prazo até 30 de agosto.
O instrumento de consulta pública é fundamental para coletar percepções dos usuários e adaptar as mudanças ao cenário local sem causar muito problema. Por essa razão, os contadores públicos municipais devem se posicionar e demonstrar sua condição de adaptabilidade e concordância às mudanças propostas. Esse espaço de participação é disponibilizado pelo órgão central de contabilidade da União, que é responsável por editais e normas de contabilidade aplicadas ao setor público, até que seja criado o Conselho de Gestão Fiscal (CGF).
Acesse o site da STN e baixe o formulário padrão da Consulta Pública AQUI
Fonte: Agência CNM de Notícias