Técnicos e extrativistas se reúnem para debater políticas e ações de planejamento para o setor

BIODIVERSIDADE
13 de dezembro de 2016

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estará em mais de 40 cidades nesta semana, para mais uma rodada de reuniões com extrativistas, agricultores familiares, cooperativas, associações e outros parceiros dos estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Ceará, Paraíba, Piauí, Goiás e Minas Gerais. As visitas técnicas têm como objetivo ampliar o acesso à Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade-PGPM-Bio por meio de ações de planejamento, divulgação, capacitação e estruturação da política.

No Ceará as reuniões acontecem nos municípios de Barbalha, Jardim, Crato, Porteiras e Chapada do Araripe, com foco no pequi e a macaúba. Produtores extrativistas de 12 estados e mais de 57 municípios já acessaram a PGPM-Bio, em 2016. O Amazonas e a Paraíba estão entre os estados com maior procura, com respectivamente 16,3% e 12,7% do total de recursos alocados, sendo responsáveis por 999 acessos e 916,5 toneladas de produtos subvencionados até outubro deste ano. A política garante preço mínimo para 15 produtos da sociobiodiversidade, por meio de subvenção direta ao extrativista quando a venda da produção é realizada por preço inferior ao fixado pelo governo federal.

O apoio à comercialização de produtos da sociobiodiversidade, por meio da PGPM-Bio, organiza o ingresso do produto extrativista no mercado criando oportunidades de preços justos frente às diferenças regionais e à realidade dos extrativistas. Também promove o ordenamento da cadeia produtiva quanto a oferta, além de aumentar o interesse de diversos setores como indústria de fármacos, cosméticos, higiene pessoal, biocombustíveis, fibras e outros, conferindo maior competitividade aos produtos.

Mais informações através dos telefones (61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256.

Mais notícias