Teste rápido para Tuberculose deve chegar a todos os estados até Maio

SAÚDE
26 de março de 2014

O Ministério da Saúde (MS) realizou na última segunda-feira (24), cerimônia alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Na ocasião, foi apresentada a estratégia de implantação do teste rápido na rede pública e anunciados os novos números da doença, além de campanha publicitária de combate e prevenção à tuberculose.

O MS começou nesta semana a distribuição de 50 equipamentos de teste rápido de tuberculose em cinco estados, além do Distrito Federal. Até maio, todos os estados brasileiros devem receber os equipamentos, possibilitando a introdução do teste no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda neste primeiro semestre do ano. A oferta do diagnóstico tem capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em duas horas, além de identificar se há resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento da doença.

A Tuberculose

É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, é o principal sintoma da tuberculose.  Qualquer pessoa com este indício deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. Para atingir a cura, o paciente deve realizar o tratamento oferecido, gratuitamente, pelo SUS, durante seis meses, sem interrupção.

Mais notícias