Tianguá sedia o quarto Encontro Regional sobre Iluminação Pública da Aprece

APRECE
02 de junho de 2014

Cerca de 40 municípios do Litoral Norte, Vale do Acaraú e Serra da Ibiapaba participaram, na última sexta-feira, 30 de maio, do quarto Encontro Regional sobre Iluminação Pública da Aprece. O evento aconteceu na Escola Profissionalizante Professor Sebastião Vasconcelos, em Tianguá, com a presença de gestores municipais, secretários e engenheiros. A Aprece está realizando esse trabalho de capacitação, por meio de encontros em todas as regiões do Estado, para orientar sobre a transferência dos ativos da iluminação pública, cujo prazo se encerra em dezembro deste ano.

O encontro foi aberto pelo prefeito de Tianguá, Jean Azevedo, que frisou a importância da iniciativa. Além de terem acesso a informações técnicas e jurídicas voltadas para essa área, os participantes podem trocar experiências sobre o que já vem sendo feito. O município anfitrião, Tianguá, por exemplo, já está trabalhando a melhoria do seu parque de iluminação, já realizando testes com luminárias de LED em praças do município. Além disso, o Município de Viçosa está revitalizando seu centro histórico com novo sistema de iluminação.

Entre as alternativas apresentadas no encontro, destaque para a formação de consórcios para diluir os custos com a manutenção dos parques de iluminação pública. Os prefeitos presentes ficaram animados com a alternativa e, a partir da própria reunião, surgiu a demanda pelo aprofundamento das discussões sobre a formação do consórcio.

Os encontros estão sendo realizado em parceria com a Companhia Energética do Ceará (Coelce) e tem sido considerados iniciativas muito importantes em favor das gestões municipais. Com isso, a Aprece pretende levar aos municípios cearenses informações técnicas e jurídicas sobre o tema, de modo que os mesmos possam se organizar com urgência para o recebimento do acervo de Iluminação Pública, preparando-se para garantir um serviço de qualidade à população e criando condições que viabilizem sua manutenção.

 

Clique AQUI e veja as fotos.

Mais notícias