UFC oferece curso de atendimento educacional especializado

CURSO
16 de setembro de 2014

A Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) está oferecendo o curso de atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva. A formação, gratuita, orienta o atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais, em turno oposto ao das turmas comuns, e possibilita ao professor rever práticas diante de novos referenciais pedagógicos da inclusão.

De acordo com a professora da UFC e coordenadora do curso, Rita Vieira de Figueiredo, o aspecto inovador do curso é a metodologia oferecida. Todo o processo de conhecimento é construído em colaboração com alunos, tutores, supervisores e coordenadores de conteúdo.

Segundo a coordenadora, é elaborado estudo de caso com base no conhecimento teórico e, conforme a orientação dada e monta-se um plano de atendimento educacional especializado e de intervenção pedagógica, de acordo com a necessidade específica de cada aluno.

Prioridade

 O curso de atendimento educacional especializado a distância tem carga de 448 horas. Desde 2007, capacitou mais de seis mil professores. As vagas são oferecidas por meio das secretarias municipais de educação ou redes estaduais de educação básica pública. O professor candidato à especialização deve comprovar graduação na área de educação ou em qualquer área de licenciatura. Têm prioridade aqueles que atuam em escolas públicas com matrículas, em classes comuns do ensino regular, de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) ou altas habilidades–superdotação (AHS).

A seleção é feita no início do ano, a partir da publicação de edital da Faculdade de Educação da UFC. Os profissionais interessados em fazer o curso devem acompanhar a abertura do edital no site da UFC e procurar as secretarias de educação de suas cidades para encaminhar a documentação exigida.

Com informações do MEC.

Mais notícias