UFC prorroga inscrições para o Curso de Capacitação para Gestores Públicos de Cultura do Ceará

CURSO
04 de maio de 2016

A Universidade Federal do Ceará (UFC) através da sua Pró-Reitoria de Extensão-PREX e em cooperação com a Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do Ministério da Cultura (MinC), lançou o Edital Nº 06/2016 que dispõe sobre o processo seletivo para o Curso de Capacitação para Gestores Públicos de Cultura do Ceará. As inscrições que seriam encerradas no dia 21 de abril foram prorrogadas através do Edital Ratificador nº07/2016, até 23h59min do dia 9 de maio.

A seleção será para a formação de 132 Gestores e Conselheiros Municipais de Cultura  situados nas mesorregiões que seguem: Litoral Extremo Oeste; Litoral Leste; Litoral Oeste/Vale do Curu; Maciço de Baturité; Região Metropolitana; Serra da Ibiapaba; Sertão Crateús; Sertões Canindé; Sertões Quixeramobim; Sertões dos Inhamuns; Vale do Acaraú e Vale do Jaguaribe.

As vagas serão distribuídas entre os municípios atendendo as demandas prioritárias na seguinte ordem: Gestor público de cultura do município; funcionário da gestão pública municipal de cultura; conselheiro da cultura; agente cultural de reconhecido trabalho e atuação no município. , Serão priorizados aqueles municípios que tiverem iniciado os seus processos de adesão ao Sistema Nacional de Cultura.

Os interessados em participar devem possuir escolaridade mínima de nível médio completo, ter no mínimo dois anos de experiência comprovada na área da Cultura, ter duas horas livres disponíveis diárias para estudo, e disponibilidade para os três encontros presenciais.

Um dos principais objetivos da capacitação é fomentar, junto aos municípios participantes, a criação/regularização dos respectivos Sistemas Municipais de Cultura, com todos os seus componentes, de forma que possam efetivar a adesão plena ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), e a ele integrar-se.

Para se inscrever é preciso preencher a ficha de inscrição no site da Pró-Reitoria de Extensão da UFC e imprimi-la. Em seguida, devem assinar e digitá-la para encaminhar junto com a documentação exigida para o endereço gestaocultural.ufc@gmail.com.

Os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação vão ser assumidos por cada prefeitura ou instituição apoiadora dos candidatos. É necessário que os participantes do curso compareçam quatro vezes no município sede do pólo presencial durante a realização do curso e permanecer no local por até três dias. O resultado final será divulgado no site da Pró-Reitoria de Extensão.

Mais notícias