Unicef lança aplicativo para estimular prática de esporte e proteger direitos das crianças

ESPORTE
31 de agosto de 2016

Incentivar a solidariedade e a prática de atividade física, e chamar a atenção para a proteção de crianças e adolescentes. Com esse intuito, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou a plataforma Team UNICEF – Mova-se pelas Crianças, onde os usuários participarão em dois momentos.

Com o aplicativo no celular, usuários de smartphones são convidados a correr ou caminhar ao ar livre. Até 18 de setembro, os usuários que concluírem um trajeto de cinco quilômetros — que não precisam ser percorridos de uma só vez — vão liberar uma doação de R$ 5, feita por parceiros corporativos, para a agência da ONU.

Para isso, o usuário deve acessar o site www.teamunicef.org e sincronizá-lo com um aplicativo de atividades físicas já disponível gratuitamente no mercado. Cadeirantes também podem ajudar o UNICEF, percorrendo a distância em suas carreiras de rodas.

O segundo momento da participação é que, após percorrer os cinco quilômetros, o usuário pode continuar realizando outras atividades, como responder a um quiz sobre direitos de crianças e adolescentes e baixar o aplicativo Proteja Brasil. É possível acumular pontos, concorrer a camisetas e a uma viagem para conhecer uma iniciativa do Unicef no Brasil.

A campanha da agência das Nações Unidas quer alcançar os mais de 7,5 milhões de usuários desse tipo de programa e estimular as pessoas a praticar esportes. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2013, 45,9% dos brasileiros com 15 anos ou mais eram sedentários.