Vacina contra a gripe é liberada para toda a população de Fortaleza

VACINAÇÃO
18 de junho de 2015

Toda a população de Fortaleza já pode se imunizar contra a gripe por meio da vacina. A dose pode ser encontrada em um dos 93 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Durante a campanha, realizada no último mês de maio, apenas 51% do público-alvo foram vacinados.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli, sempre que termina o período da campanha, a vacinação é liberada para o restante das pessoas. "Outras cidades e estados que já atingiram a meta estão fazendo isso. Portanto, resolvemos fazer também".

Mesmo quem se imunizou no ano passado precisa voltar a tomar a dose, avisa Vanessa. "A vacina é anual porque o vírus é mutante. Então, quem se vacinou em 2014 precisa voltar, já que a sua proteção fica menor".

Ela ressaltou que, mesmo tendo acabado a mobilização, o público-alvo ainda precisa se imunizar. Foram 244.281 doses aplicadas, até agora. "Tivemos pouco tempo para chegar na meta dos 80%. Por isso, é necessário que as pessoas procurem os postos de saúde", disse.

As equipes de imunização vacinaram 77,74% das puérperas, enquanto as gestantes tiveram índice de vacinação em torno de 52% e os idosos, 59%. Completam o público-alvo da campanha trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. "Pela primeira vez, as pessoas estão recusando a vacina. Mas não tem motivo, pois praticamente não existe contraindicação, é segura e a cada ano melhora a imunidade", destacou a coordenadora de Imunização da SMS.

Doença

Crianças e idosos precisam da vacina contra a gripe porque têm um sistema imunológico mais frágil, e a doença pode agravar, explicou Vanessa. As gestantes devem se vacinar para também proteger o bebê, assim como as puérperas. Profissionais de saúdem entram no grupo devido ao contato diário com pessoas doentes.

A sala de imunização dos postos de saúde da Capital inicia suas atividades 30 minutos após abertura da unidade e encerra seu atendimento 30 minutos antes do fechamento. Isso acontece porque este é o tempo necessário para estabilizar a temperatura da vacina, e dessa forma garantir o arrefecimento correto do material. Durante os fins de semana, o Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro, está com a sua sala de imunização funcionando de 8h às 17h.

A transmissão dos vírus ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada.

Causa

A gripe é causada pelo vírus influenza. Devido às mutações, é impossível uma imunidade permanente

Transmissão

A doença é transmitida por gotículas de saliva ou de coriza expelidas por quem já está gripado ou pelo contato com objetos contaminado

Sintomas

Febre alta, calafrio, dor de cabeça, coriza, tosse, dor de garganta, cansaço, dor no corpo e mal-estar

Tratamento

Descongestionantes, anti-inflamatórios ou xaropes

Prevenção

Vacina, bons hábitos alimentares, ingerir bastante água, fazer lavagens nasais e evitar aglomerações

Mais informações

Secretaria Municipal da Saúde

0800.285.0880

 

Fonte: Diário do Nordeste

Mais notícias