Vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira

VACINAÇÃO
19 de maio de 2015

Pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional que ainda não se vacinaram contra a gripe, têm até a próxima sexta-feira, 22, para procurarem os postos de saúde de seu município. Como a vacina demora em torno de 15 dias para efetiva proteção, quanto mais demorar para se vacinar, maior o risco do ser contaminado pelo vírus, estabelecendo.

No Ceará, a meta é imunizar no mínimo 80% da população de 2.001.362 habitantes dos grupos prioritários a serem vacinados. Nos últimos cinco anos, o Ceará cumpriu as metas de vacinação, com coberturas que variaram de  82,51% a 89,72%. No ano passado a cobertura atingiu 84,27% da população dos grupos prioritários.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça a importância de se vacinar no período de realização da campanha. “Agora é a hora de se vacinar e se proteger no inverno. Após a vacinação, o corpo leva duas a três semanas para gerar os anticorpos necessários para a proteção”, alerta. A vacina é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

A doença

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A cada ano a gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.

Mais notícias