Vacinação contra febre aftosa encerra nesta quarta-feira

PRAZO
30 de novembro de 2016

Criadores têm até esta quarta-feira, 30 de novembro, para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. A não vacinação trará aos criadores a inadimplência, acarretando assim nas sanções legais como multa e a não autorização da emissão da guia de trânsito animal (GTA). A multa para quem não vacinar dentro do prazo será de aproximadamente R$ 20, por cabeça não vacinada, podendo ainda ter sua propriedade interditada.

Para registrar a vacinação é preciso ir até os escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Ematerce ou Secretarias de Agricultura dos municípios, levando a nota da compra da vacina e a relação dos animais vacinados por faixa e sexo. A expectativa para este ano no Ceará é que a imunização ultrapasse 95% dos bovinos e 85% de propriedades, de um total de 2,5 milhões de animais.

A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e muito menos os carnívoros, mamíferos; os animais solípedes são resistentes. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima, porém há diferenças de suscetividade de espécie.

No Brasil, o processo mais aconselhável é a vacinação periódica dos rebanhos, assim como a vacinação de todos os bovinos antes de qualquer viagem. Em geral a vacina contra a febre aftosa é aplicada, de 6 em 6 meses, a partir do 3º mês de idade. Na aplicação devem ser obedecidas as recomendações do fabricante em relação à dosagem, tempo de validade, método de conservação e outros pormenores.

Mais informações através do site da Ematerce.

Mais notícias