Todos os postos de saúde da Capital cearense continuarão vacinando contra o sarampo até o próximo sábado, 1º de maio. A campanha “Sarampo mata: única prevenção é a vacina” foi prorrogada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). De acordo com o órgão, foi preciso estender o prazo para atender às mais de 400 pessoas que ainda não procuraram imunização em Fortaleza.
Apesar de todas as ações intensivas de vacinação, levando equipes para locais de grande circulação de pessoas, a campanha de imunização contra o sarampo não atingiu a meta de pessoas protegidas contra a doença.
Com a finalidade de apreciar todo o público que ainda não foi vacinado, as secretarias de saúde do Estado e dos municípios estão seguindo estratégias como a mobilização dos agentes de saúde para estimularem as pessoas a procurarem a proteção e deslocar equipes de vacinação para locais como shoppings, supermercados, feiras, igrejas e outros e eventos.
Doador
Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Para quem é menor de idade, a doação é permitida com a apresentação do termo de consentimento, que está disponível para download no site do Hemoce, devidamente preenchido pelo responsável legal.