Vacinação de crianças e adolescentes é ampliada

SERVIÇOS AO CIDADÃO
09 de janeiro de 2018

Já está valendo o novo calendário nacional de imunização nos postos de saúde de Fortaleza. Entre as novidades, a oferta de uma segunda dose da vacina varicela (catapora), para as crianças de 4 a 6 anos de idade, além da ampliação da cobertura da vacina meningocócica C (conjugada) para adolescentes de 11 a 14 de idade, que expande a proteção ao público-alvo. As mudanças realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seguem orientação do Ministério da Saúde, e estão em vigor nos 109 postos de saúde da Capital.

A outra mudança, para pessoas que irão viajar para fora do Ceará, refere-se à inserção de novas áreas de recomendação para a vacina da febre amarela. São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia foram incluídos na nova orientação.

Em caso de viagem para as áreas endêmicas, a população, de 9 a 59 anos, deve apresentar o comprovante da passagem de destino na unidade de saúde. Segundo a SMS, o único estado do Brasil que não possuí áreas de risco da doença é o Ceará. Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS, ressalta que as mudanças impactam diretamente na proteção de crianças e adolescentes.

"Essas alterações, direcionadas para a ampliação da faixa etária para algumas vacinas, estão valendo desde o último 3 de janeiro. As orientações do Ministério da Saúde tem como base conhecimentos técnico-científicos com o propósito de ampliar o acesso e a proteção dos grupos etários contemplados. Vamos ter o real impacto dessas mudanças partir de 2019, já que precisamos de pelo menos 1 ano para entender os resultados", aponta.

Sobre a ampliação da meningocócica C, que combate a meningite, ela destaca ainda que a nova determinação segue um calendário instituído pelo Ministério da Saúde, que até 2020, tem a intenção de antecipar a cobertura da vacinação da endemia para 9 anos de idade. "Essa segunda dose foi implementada porque registramos que alguns pacientes, mesmo vacinados, acabavam adquirindo a doença. A ideia é corrigir essas possíveis falhas. No caso da varicela (catapora), ainda é mais delicado, porque registramos alguns surtos isolados pela cidade. As crianças que perdem a vacina, no tempo estipulado anteriormente, agora podem ficar despreocupadas que terão uma nova chance. Inclusive, vão poder tomar as duas doses da vacina no mesmo período, com diferença de apenas 30 dias", esclarece.

Meta

A Secretária Municipal de Saúde estipula uma meta 37 mil vacinas por ano, batida em 2017, e orienta aos pais de crianças que não esteja m com a caderneta de vacinação em dia a procurar um posto de saúde mais próximo.

Todos eles funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. A sala de imunização inicia suas atividades às 7h30 e encerra às 18h30, com o tempo necessário de 30 minutos para estabilizar a temperatura da geladeira antes da aplicação e/ou armazenamento das vacinas.

Mudanças

Meningocócica C (meningite)

Passa a ser disponibilizada para adolescentes de 11 a 14 anos. A faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes de 9 a 13 anos. O esquema vacinal será de um reforço ou uma dose única, conforme a situação vacinal.

Febre Amarela

Inserção de novas áreas de recomendação para a vacina da febre amarela. Foram inseridos territórios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia.

Varicela (catapora)

A imunização foi ampliada, através de uma segunda dose, para crianças de 4 a 6 anos de idade (até 6 anos, 11 meses e 29 dias). A primeira dose é ofertada aos 15 meses de vida com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Fonte: Diário do Nordeste

Mais notícias