VI Encontro de Agentes de Leitura do Ceará promove formação e intercâmbio de experiências

ENCONTRO
18 de agosto de 2015

O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará pioneira em todo o Brasil, e as políticas para livro, leitura, literatura e bibliotecas, são tema de encontro no Theatro José de Alencar, iniciado na última segunda-feira (17), continuando até quarta (19), das 9h às 19h. Trata-se do VI Encontro Agentes de Leitura do Ceará, que contou na manhã desta segunda-feira com participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, e de uma roda de conversa com Agentes de Leitura. Participam do encontro 110 agentes, de todas as regiões do Ceará.

 No projeto Agentes de Leitura, cada agente acompanha o processo leitor de 25 famílias, cadastradas dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 30 municípios, em localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado. A primeira mesa de trabalho do VI Encontro Agentes de Leitura, na manhã desta segunda-feira, teve roda de conversa reunindo Wilma Maia, agente de Parambu de 2012 e 2013, Maciel Araujo (agente de Pedra Branca de 2007/2008), Joelmir Nobre (de Croatá de 2012 a 2015), Rosana Maria de Sousa (de Mauriti, de 2012 a 2015) e Lucas Madeira Rodrigues (agente de Miraíma, de 2012 a 2013), debatendo as experiências vivenciadas no Interior com as famílias atendidas pelo projeto.

Ao longo dos três dias, os participantes, que vieram desses 30 municípios e têm idade entre 18 e 29 anos, passarão por uma série de atividades de formação e intercâmbio de experiências, no intuito de fortalecer o importante trabalho que realizam nas cidades do Interior do Ceará. Entre as participantes, as agentes de leitura Rosineide Viana de Souza e Flávia Geane Pereira Oliveira, ambas de Antonina do Norte, relataram suas experiências trabalhando com as famílias no Cariri. "Algumas crianças com as quais trabalhamos só conseguiram aprender a ler após o reforço do programa Agentes de Leitura", destacou Flávia.

A agente de leitura Sâmia Rafaela, do município de Porteiras, na região do Cariri, também destacou a importância da iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará para o exercício da função dos agentes no Interior."o Encontro é um momento muito importante, pra que a gente possa avaliar as experiências realizadas em cada município e pra que a gente possa levar esse gosto pela leitura de uma forma mais efetiva, para cada família".

Para Mileide Flores, coordenadora de políticas de livro, leitura, literatura e bibliotecas, da Secult, o VI Encontro dos Agentes de Leitura marca "um novo passo em um projeto que transforma as pessoas". "O Agente de Leitura vai até as famílias, o núcleo transformador. É um momento de busca da identidade local, em que eles se reconhecem. Uma forma de as famílias se reconhecerem dentro dessa identidade e como pessoas com grande capacidade de transformação", aponta Mileide.

Palestras

"É um programa que não só modifica as pessoas atendidas, as famílias contempladas pelo projeto, mas também os agentes. A maioria dos agentes antigos hoje está fazendo faculdade. E hoje falam bem, se expressam bem, são grandes leitores de outros livros", ressalta a coordenadora, apontando ainda que a escolha dos palestrantes se deu de acordo com o perfil dos agentes e a proposta do programa.

"A Eliana Yunes é uma grande formadora de leitores, e fez a formação dos agentes no projeto nacional, do Ministério da Cultura, por isso está sendo aguardada com muita ansiedade, assim como todos os palestrantes que vêm contribuir com a formação dos agentes e a abertura de novas perspectivas para eles, na continuidade de suas atividades, beneficiando a população", complementa Mileide Flores.

 O Encontro conta também com palestras de Fernanda Meireles, Lídia Eugênia Cavalcante e Eduardo Loureiro Jr., sempre no Theatro José de Alencar.

Confira a PROGRAMAÇÃO completa.

Mais notícias