Vice presidente da Aprece é homenageado em Congresso de Saúde

ENCONTRO
21 de junho de 2017

Foi aberto, na noite desta terça-feira (20), no Marina Park Hotel em Fortaleza, o V Congresso Brasileiro de Direito e Saúde e o XVI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará e realizado pelo Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE). Durante a solenidade de abertura, que contou com a participação do presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, o vice-presidente da entidade e prefeito de Cedro, Nilson Diniz, foi homenageado com a medalha Dower Cavalcante. Trata-se de homenagem às pessoas e instituições que se dedicam à promoção da saúde da forma mais equânime e integral possível.

De acordo com a vice-presidente do COSEMS/CE e Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, o Prefeito, Dr. Nilson Diniz, tem se esforçado para auxiliar as decisões relacionadas a saúde. É homenagem justa pela participação do prefeito e médico que tem diariamente lutado por uma saúde de qualidade para todos os Cearenses.

O Congresso, que segue até a próxima sexta-feira (23), tem como tema principal “Saúde, Financiamento e Gestão”, tendo como objetivo discutir o cenário atual e os desafios da Gestão do SUS.

Estão sendo realizadas palestras, mesas redondas sobre os reflexos no contexto de três linhas de ação: a saúde pública, a saúde suplementar na relação de consumo e a responsabilidade civil, criminal e ética dos profissionais de saúde e dos gestores públicos e privados na saúde.

O evento é realizado pelo Ministério Público do Ceará, Organização dos Advogados do Brasil (OAB), CONSEMS/CE e tem o patrocínio do Hapvida e M. Dias Branco, além do apoio do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU) e outras instituições.

A medalha

A medalha Dower Cavalcante tem fundamento em prestar uma homenagem às pessoas e instituições que se dedicam à promoção da saúde da forma mais equânime e integral possível. A medalha é uma homenagem que foi instituída em 2007, na sétima versão do Congresso COSEMS.

Quem foi Dower Cavalcante?

Médico sanitarista, que teve a vida marcada por ações voltadas as causas sociais relacionadas à saúde. Dower Cavalcante participou da Guerrilha do Araguaia, na luta por liberdade, democracia e pela soberania do povo brasileiro. O médico era formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará, onde foi professor e fundou o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, atuou também firmemente na construção dos alicerces de criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Clique AQUI e veja as fotos no nosso Flickr.

Mais notícias